Antelo: modos de ler
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71205Resumo
Un guión de extimidade: ensayos sobre la obra de Raúl Antelo, apesar do título em espanhol, é uma coletânea com 12 ensaios, em espanhol e português, seguidos de uma entrevista com o homenageado, um dos mais importantes críticos latino-americanos da atualidade. Os organizadores do livro, Diana Klinger e Mario Cámara, reuniram um time seleto de professores e pesquisadores, na sua maioria vinculados a centros de pesquisa e universidades do Brasil e da Argentina (com exceção de dois, ligados a instituições europeias), para discutir em profundidade uma obra complexa, erudita e inovadora para o campo dos estudos literários – a partir dessa obra e da atuação de Raúl Antelo como professor e orientador de mestrado e doutorado, vem-se firmando, no campo cultural latino-americano, uma corrente crítica importante nos dias de hoje, que conta com pares e discípulos no Brasil e na Argentina, um repertório amplo de conceitos e, mais do que isso, um modo muito particular de interpretar, e escrever sobre, a literatura e a cultura.
Downloads
Referências
ANTELO, Raúl. Archifilologías latino-americanas: lecturas tras al agotamiento. Villa María: Edwin, 2015.
KLINGER, Diana e CÁMARA, Mario (orgs.). Un guión de extimidad: ensayos en torno a la obra de Raúl Antelo. Buenos Aires: Grumo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.