From fragments to mosaic: folklore, Latin American popular music and representations of national identity in the media

Authors

  • Rodrigo Lauriano Soares

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71203

Abstract

O folclore e a música popular estimularam grandes mudanças no campo cultural, social e político da América Latina do século XX. Especialmente no Cone Sul, a busca pela matriz folclórica e pela essência da música popular nacional foi marcada por disputas sobre suas definições, ao mesmo tempo em que intensificou o embate entre tradição e modernidade. E se fosse possível compor um mosaico dos diferentes significados desses elementos culturais para a construção de uma identidade nacional, respeitando suas singularidades e com ênfase na importância da música popular para a conjuntura? É por esse caminho que o livro Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX, da historiadora Tânia da Costa Garcia, pode ser considerado uma referência fundamental para esse campo de investigação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rodrigo Lauriano Soares

    Doutorando em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista Capes. 

References

GARCIA, Tânia da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

GOMES, Caio de Souza. “Cada verso é uma semente no deserto do meu peito”: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). Tese (Doutorado (História Social) – USP, São Paulo, 2018.

KOSELLECK, Reinhardt. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

WOZNIAK-GIMÉNEZ, Andrea Beatriz. Renovação poético-musical, engajamento e performance artística em Mercedes Sosa e Elis Regina, (1960-1970). Tese (Doutorado em História) – Unesp, Franca, 2016.

Published

2023-06-30

How to Cite

From fragments to mosaic: folklore, Latin American popular music and representations of national identity in the media. (2023). ArtCultura, 25(46), 298-304. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71203