Raio de luz: o Espelho musical do mundo, de Henry Burnett

Autores

  • Fernando R. de Moraes Barros

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71202

Resumo

Singular, a expressão que dá nome e conteúdo ao livro de Henry Burnett – Espelho musical do mundo – designa um dos momentos mais significativos da tentativa, empreendida pelo jovem Nietzsche, em O nascimento da tragédia, de definir especulativamente a origem da tragédia ática. A esta última, segundo o filósofo alemão, seríamos levados por um duplo movimento: pelo abandono, por parte do poeta lírico, da subjetividade artística e pela união entre o som – dimensão fônica não figurativa – e a palavra – esfera própria à articulação conceitual. Produto dessa confluência, pela qual música e poesia se interpenetram condicionalmente, a canção popular surgiria, então, conforme a hipótese nietzschiana de interpretação, como a semente originária da qual nasceu e cresceu o espetáculo trágico, visto, aqui, sob a ótica da chamada “metafísica de artística”, como uma réplica espectralmente melódica do mundo mesmo: “Mas, a canção popular vale, para nós, antes de tudo, como espelho musical do mundo, a melodia primordial, que agora busca uma aparência onírica paralela, visando a expressá-la na poesia”.

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Biografia do Autor

Fernando R. de Moraes Barros

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor, entre outros livros, de O pensamento musical de Nietzsche. São Paulo: Perspectiva, 2007. 

Referências

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

R. de Moraes Barros, F. (2023). Raio de luz: o Espelho musical do mundo, de Henry Burnett. ArtCultura, 25(46), 294–297. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71202

Edição

Seção

Resenhas