Entrando na dança: a valsa na história da música de entretenimento no Rio de Janeiro oitocentista

Autores

  • Luiz Costa-Lima Neto

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71201

Resumo

O livro de Martha Tupinambá de Ulhôa reúne sete capítulos, além do prefácio no qual Maria Alice Volpe ressalta o caráter interdisciplinar do estudo, em seu constante ultrapassar de fronteiras entre “musicologia”, “etnomusicologia” e “popular music studies”. Como assinalado, Martha Ulhôa cria, realiza e ensina um modelo de análise musicológica utilizando várias fontes, incluindo partituras, periódicos, literatura, manuais de dança, testes de escuta, gravações e transcrições. A autora leva a sério a música de entretenimento, especialmente a valsa, e problematiza a categoria de “popular” (anacrônica para o século XIX), invertendo conceitos depreciativos como o de “música trivial”, que abrange os termos “música de salão”, “música de cabaré”, “música dançante” e “música teatral ligeira”.

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Biografia do Autor

Luiz Costa-Lima Neto

Doutor em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professor na Pós-graduação em Arteterapia, da Clínica Pomar (Faculdade Vicentina/RJ). Autor, entre outros livros, de Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846). Rio de Janeiro: Folha Seca, 2018. 

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ULHÔA, Martha Tupinambá de. Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro no longo século XIX: de folhetins, música de salão e serestas. Rio de Janeiro: Fólio Digital.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Costa-Lima Neto, L. (2023). Entrando na dança: a valsa na história da música de entretenimento no Rio de Janeiro oitocentista. ArtCultura, 25(46), 287–293. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71201

Edição

Seção

Resenhas