Tradição e política na produção memorialística de Cyro dos Anjos
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71200Palavras-chave:
cultura política, Montes Claros, Cyro dos AnjosResumo
Cyro dos Anjos, escritor montesclarense, escreveu um importante relato memorialístico intitulado A menina do sobrado. A primeira parte desse livro, chamada de Explorações no tempo: memórias, rememora com uma boa riqueza de detalhes aspectos do cotidiano de Montes Claros entre os anos de 1910 e 1923. A proposta deste texto é descortinar, a partir daí, aspectos da cultura política local no período em questão. Acima de tudo, pretende-se identificar como a cidade era representada na memória do autor, quando, apesar da política coronelista vigente, as elites locais viam Montes Claros como progressista.
Downloads
Referências
ANJOS, Cyro dos. Explorações no tempo: memórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: ROMANO, Ruggiero (org.). Enciclopédia Einaudi: coleção Antrophos-Homem. Lisboa: Casa da Moeda, 1985.
HOBSBAWM, Eric. J. A era das revoluções – 1789-1848. Rio de Janeiro-São Paulo: Paz e Terra, 2017.
HORTA, Cid Rebelo. Famílias governamentais de Minas Gerais. II Seminário de Estudos Mineiros, s./l., s./e., 1957.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Alfa Ômega, 1998.
PORTO, César Henrique de Queiroz Porto. Paternalismo, poder privado e violência: o campo político norte-mineiro durante a Primeira República. Montes Claros: Unimontes, 2007.
PORTO, César Henrique de Queiroz. Gripe espanhola e a imprensa escrita de Montes Claros em 1918. In: RODRIGUES, Rejane Meireles Amaral (org.). A história na imprensa, a imprensa na história. Jundiai: Paco, 2016.
PORTO, Cesar Henrique de Queiroz. Imprensa, poder privado e imaginário político em Montes Claros na Primeira República (1889-1930). In: CRISTINA, Carla Barbosa e PORTO, César Henrique de Queiroz (orgs.). Sertão: tradição, cultura e poder. Montes Claros: Editora Unimontes, 2018.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Alfa Ômega, 1976.
WIRTH, John D. O fiel da balança: Minas Gerais na federação brasileira, 1889-1937. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.