Rita Lee, mulher-alienígena: trajetória de uma cantora, compositora e performer de outro planeta

Autores

  • Renato Gonçalves Ferreira Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71195

Resumo

Há artistas da música popular brasileira cujas análises, quando feitas post mortem, serão superlativas e destacarão aspectos como autoria, virtuosismo, relevância cultural, contribuição à história da música etc. Dificilmente o gênero sexual estará em primeiro lugar ou sequer ele aparecerá – a menos que estejamos falando de uma artista mulher. Quando se é mulher, a condição feminina, tal qual Simone de Beauvoir a formulou1, parece ser não apenas o ponto de partida, como também o ponto de convergência para se compreender tais vidas e obras, seja pela via da exceção, quando a mulher ousa ocupar certos espaços dominados por homens, seja pela via da exclusão, quando a artista, por ser mulher, é relegada a um apagamento sistemático.

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Biografia do Autor

Renato Gonçalves Ferreira Filho

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-São Paulo). Autor, entre outros livros, de Marina Lima – Fullgás. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022. 

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Gonçalves Ferreira Filho, R. (2023). Rita Lee, mulher-alienígena: trajetória de uma cantora, compositora e performer de outro planeta. ArtCultura, 25(46), 196–202. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71195

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