O autor, o editor e a autopublicação: construção histórica das categorias e reflexões sobre a sua prática

Autores

  • Paula Renata Moreira
  • Flávia Denise de Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71188

Palavras-chave:

autor, editor, autopublicação

Resumo

Partindo da percepção de que a autopublicação está ganhando espaço no campo editorial contemporâneo, buscamos aprofundar nossa compreensão do autor autopublicado com uma revisão da construção das figuras do autor e do editor com base na leitura de Roger Chartier, Aníbal Bragança, Michel Foucault, Jean-Yves Mollier, Robert Darnton, Peter Ginna e José Luis de Diego. Levando em conta o contexto histórico em que surgiram o autor e o editor, discutimos a dificuldade de se delimitar o que faz o editor e apontamos algumas de suas tarefas, como coordenação da produção editorial e a conciliação de forças e interesses do campo editorial para a publicação, divulgação e circulação do livro. Este artigo enfoca indícios históricos do surgimento da figura do autor autopublicado, acompanhado de reflexões e questionamentos sobre seu lugar no campo editorial e sua compreensão do fazer editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Renata Moreira

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de graduação em Letras –Tecnologias da Edição, do ensino médio e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Coorganizadora, entre outros livros, de Prezada editora: mulheres no mercado editorial brasileiro. Belo Horizonte: Moinhos/ Contafios, 2021. 

Flávia Denise de Magalhães

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Referências

ALMEIDA, Lorrany Mota de e MOREIRA, Paula Renata. Literatura juvenil de mulheres negras – Brasil, Século XXI. Cuadernos del Centro de Estudio en Diseño y Comunicación [Ensayos], n. 107, Buenos Aires, 2020. Disponível em <https://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/cdc/article/view/4201>.

ALTAMIRANO, Carlos e SARLO, Beatriz (eds.). Conceptos de sociologia literaria. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1980.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor: notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, jul.-dez. 2005.

CATANI, Afrânio Mendes et al. (orgs.). Intelectuais. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador – conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998.

CHARTIER, Roger. Comunidade de leitores; Figuras do autor. In: A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVII. Brasília: UnB, 1998.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012.

DARNTON, Robert. Os intermediários esquecidos da literatura. In: O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DIEGO, José Luis de. Editores, políticas editoriales y otros dilemas metodológicos. Los autores no escriben libros: nuevos aportes a la historia de la edición. Buenos Aires: Ampersand, 2019.

EARP, Fábio Sá e KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 2005.

Enciclopédia Intercom de comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010.

FEBVRE, Lucien e MARTIN, Henry-Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Edusp, 2017.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GAZZERA, Carlos. Editor/publisher. Editar: un oficio – atajos/rodeos/modelos. Villa María: Eduvim, 2016.

GINNA, Peter (org.). What editors do. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

LIMA, Leandro Müller. Autoedição assistida: estudo de casos de práticas editoriais orientadas à publicação autoral própria ou terceirizada no Brasil. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2017.

LINDOSO, Felipe José. Feiras de livros, indústria editorial, fomento à leitura e profissionalização de autores. Conexões Itaú Cultural, 2013. Disponível em <https://conexoesitaucultural.org.br/wp-content/uploads/2013/08/Felipe-Lindoso_Feiras-de-Livros.pdf>.

MAGALHÃES, Flávia Denise de. Feira de publicações independentes: uma análise da emergência desses encontros em Belo Horizonte (2010-2017) e dos eventos Faísca-Mercado Gráfico e Textura (2015-2018). Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Cefet-MG, Belo Horizonte, 2018.

MAGALHÃES, Flávia Denise de. Impresso em circulação: um histórico das feiras de publicações independentes de Belo Horizonte, Minas Gerais (2010-2017). In: SANTANA, Letícia, MOREIRA, Renata e COUTINHO, Samara (orgs.). Cartografias da edição independente. Belo Horizonte: LED, 2021.

MOISÉS, Carlos Felipe. A poesia brasileira hoje. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, maio-jun. 2013. Disponível em <https://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/suplemento/#/?cd=%2F2013>. Acesso em 28 abr. 2023.

MOLLIER, Jean-Yves. A história do livro e da edição: um observatório privilegiado do mundo mental dos homens do século XVIII ao século XX. Varia História, v. 25, n. 42, Belo Horizonte, jul.-dez. 2009.

MONT’ALVERNE, Rosana. Uma batalhadora das letras. Entrevista concedida a Lucas Simões. O Tempo, Belo Horizonte, 20 de dez. 2015.

MUNIZ JR., José de Souza. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese (Doutorado em Sociologia) – USP, São Paulo, 2016.

AMARAL, Joubert Caetano. A literatura em festa: eventos literários brasileiros e o caso Flipoços. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Cefet-MG, Belo Horizonte, 2017.

RIBEIRO, Ana Elisa. Autor, editor e livro literário: cenas contemporâneas das tecnologias do livro. In: Livro: edição e tecnologias no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos/Contafios, 2018.

RIBEIRO, Ana Elisa. Mulheres na edição: o caso Tânia Diniz e o mural Mulheres Emergentes. Cuadernos del Centro de Estudio en Diseño y Comunicación [Ensayos], año 23, n. 107, Buenos Aires, 2020/2021.

SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

SORÁ, Gustavo. El mundo como feria: in(ter)dependencias editoriales en la Feria de Frankfurt. Comunicación y Medios, n. 27, Santiago, 2013.

SZPILBARG, Daniela. Armas cargadas de futuro: hacía una historia feminista de la edición en Argentina. Revista Malisia, n. 4, La Plata, mayo, 2018.

THOMPSON, John B. A polarização do campo. Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura. O direito de publicar: autopublicação, fast-publishing e tecnologias digitais no mercado editorial brasileiro. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Cefet-MG, Belo Horizonte, 2022.

WITTMANN, Reinhard. Existe uma revolução da leitura no final do século XVIII? In: CHARTIER, Roger e CAVALLO, Guglielmo (orgs.). História da leitura no mundo ocidental, v. 2. São Paulo: Ática, 1999.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Renata Moreira, P., & de Magalhães, F. D. (2023). O autor, o editor e a autopublicação: construção histórica das categorias e reflexões sobre a sua prática. ArtCultura, 25(46), 100–117. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71188

Edição

Seção

Dossiê – Passagens do livro: história(s) transnacional(is) dos trânsitos editorais