O autor, o editor e a autopublicação: construção histórica das categorias e reflexões sobre a sua prática

Autores

  • Paula Renata Moreira
  • Flávia Denise de Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71188

Palavras-chave:

autor, editor, autopublicação

Resumo

Partindo da percepção de que a autopublicação está ganhando espaço no campo editorial contemporâneo, buscamos aprofundar nossa compreensão do autor autopublicado com uma revisão da construção das figuras do autor e do editor com base na leitura de Roger Chartier, Aníbal Bragança, Michel Foucault, Jean-Yves Mollier, Robert Darnton, Peter Ginna e José Luis de Diego. Levando em conta o contexto histórico em que surgiram o autor e o editor, discutimos a dificuldade de se delimitar o que faz o editor e apontamos algumas de suas tarefas, como coordenação da produção editorial e a conciliação de forças e interesses do campo editorial para a publicação, divulgação e circulação do livro. Este artigo enfoca indícios históricos do surgimento da figura do autor autopublicado, acompanhado de reflexões e questionamentos sobre seu lugar no campo editorial e sua compreensão do fazer editorial.

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Biografia do Autor

Paula Renata Moreira

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de graduação em Letras –Tecnologias da Edição, do ensino médio e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Coorganizadora, entre outros livros, de Prezada editora: mulheres no mercado editorial brasileiro. Belo Horizonte: Moinhos/ Contafios, 2021. 

Flávia Denise de Magalhães

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Renata Moreira, P., & de Magalhães, F. D. (2023). O autor, o editor e a autopublicação: construção histórica das categorias e reflexões sobre a sua prática. ArtCultura, 25(46), 100–117. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71188

Edição

Seção

Dossiê – Passagens do livro: história(s) transnacional(is) dos trânsitos editorais