Construção, fragmentos e passagens textuais: o trabalho das Passagens de Walter Benjamin

Autores

  • Rafael A. Belo

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68286

Palavras-chave:

Passagens, Walter Benjamin, hipertexto

Resumo

Este artigo aborda o trabalho das Passagens de Walter Benjamin, tendo como objetivo a análise textual e sóciohistórica da sua construção. Busca lançar luzes sobre a sua concepção e elaboração, que tem como característica o inacabamento, uma constituição fragmentária e constelacional, sem contar o seu aspecto hipertextual. Além das Passagens em si e seu autor, dialoga-se com autores como Willi Bolle, organizador da edição brasileira; Rolf Tiedemann, organizador da edição alemã; Pierre Levy acerca da concepção de hipertexto; a filósofa Olgária Matos; o estudioso Stephen Schwartz; e David Mauas, diretor de um documentário investigativo sobre Benjamin. Adotouse como metodologia a revisitação do percurso histórico e cultural da produção e transformação do projeto das Passagens, utilizando-se inclusive de correspondência do autor, bem como da revisitação das análises feitas pelos organizadores das edições alemã e brasileira. As reflexões aqui expostas levaram à compreensão das Passagens como um dispositivo sistêmico hipertextual complexo, que supera a concepção convencional de um livro

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Biografia do Autor

Rafael A. Belo

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professor do curso de Pedagogia da Ufal-Arapiraca. Autor, entre outros livros, de Rastros do xangô alagoano: contribuições para a história da educação. Maceió: Fapeal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

A. Belo, R. (2022). Construção, fragmentos e passagens textuais: o trabalho das Passagens de Walter Benjamin. ArtCultura, 24(45), 237–255. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68286

Edição

Seção

Notas de pesquisa