A esperança velada: o lírico e o épico em “San Vicente”

Autores

  • Gabriel S. S. Lima Rezende
  • Sheyla Castro Diniz

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68257

Palavras-chave:

“San Vicente”, lirico e épico, sociologia da música

Resumo

Na atmosfera carregada dos primeiros anos da década de 1970, foi lançada a canção “San Vicente”, faixa do álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges. Sua ampla repercussão, que lhe rendeu o epíteto de hino latino-americano, contribuiu para estabelecer ações recíprocas de produção e circulação de música entre artistas brasileiros e de outros países do subcontinente. Mas seu entrelaçado poético-musical, que alinha temporalidades de naturezas diversas, contrastou com as formas mais recorrentes de tratar os temas caros ao movimento da Nueva Canción Latinoamericana, emblematicamente representadas por “Canción con todos” na gravação de 1970 de Mercedes Sosa. Partindo da distinção entre traços estilísticos lírico e épico, que orienta nossa análise poética e musical de “San Vicente”, buscamos demonstrar como a canção tematiza e elabora a experiência da radicalização da repressão no Brasil ditatorial e do espraiamento dos golpes militares em outros países latino-americanos, e, finalmente, revelar a maneira particular pela qual seu entrelaçado poético-musical projeta a esperança

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Biografia do Autor

Gabriel S. S. Lima Rezende

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e do Programa de Pós-graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Autor do livro A história (des)contínua: Jacob do Bandolim e a tradição do choro. São Paulo: Alameda, 2021. 

Sheyla Castro Diniz

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutoranda e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Fapesp. É autora do livro “... De tudo que a gente sonhou”: amigos e canções do Clube da Esquina. São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2017. 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

S. S. Lima Rezende, G., & Castro Diniz, S. (2022). A esperança velada: o lírico e o épico em “San Vicente”. ArtCultura, 24(45), 95–111. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68257

Edição

Seção

Dossiê – Música para além da música