Dialogismo e polifonia na música popular: apropriações e reapropriações de sentidos

Autores

  • Adalberto Paranhos

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68256

Palavras-chave:

dialogismo, música popular, apropriação de sentidos

Resumo

Ao tomar como ponto de partida as contribuições de Mikhail Bakhtin, eu me proponho, neste artigo, incursionar por um estudo de caso de dialogismo aplicado à música popular. Primeiramente, examino duas composições nas quais o diálogo que vincula uma a outra põe em destaque as marcas linguísticas que as aproximam. Procuro mostrar de que forma uma canção romântica teve alguns de seus elementos apropriados e ressignificados, ao ser submetida, noutra canção, a um processo de politização inesperada. Em seguida, analiso como, na regravação de uma mesma composição, esta foi atingida por golpes de irrisão que retiraram o chão sobre o qual ela se assentava, num caso explícito de polifonia e reapropriação de seu sentido. Em meio a isso, se verificará, no dizer de Bakhtin, que “a segunda voz, uma vez instalada no discurso do outro, entra em hostilidade com o seu agente primitivo e o obriga a servir a fins diametralmente opostos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto Paranhos

Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios/CNPq/Fapemig, 2015. 

Referências

“Chão de estrelas” (Silvio Caldas e Orestes Barbosa), Mutantes. LP A divina comédia humana ou ando meio desligado. Polydor, 1970.

“Chão de estrelas” (Silvio Caldas e Orestes Barbosa), Silvio Caldas. 78 rpm Odeon, 1937.

“Como 2 e 2” (Caetano Veloso). Roberto Carlos. LP Roberto Carlos. CBS, 1971.

“Como 2 e 2” (Caetano Veloso). Cláudia. Compacto simples Odeon, 1972.

“Como 2 e 2” (Caetano Veloso). Gal Costa. LP (álbum duplo) - Fa - tal -: Gal a todo vapor. Philips, 1971.

“London, London” (Caetano Veloso), Caetano Veloso. LP Caetano Veloso. Philips, 1971.

“London, London” (Caetano Veloso), Gal Costa. LP Legal. Philips, 1970.

“Milagre brasileiro” (Julinho de Adelaide), Miucha. LP Miucha. RCA, 1980.

“O amor regenera o malandro” (Sebastião Figueiredo), Joel e Gaúcho. 78 rpm Columbia, 1940.

“Recenseamento” (Assis Valente), Carmen Miranda. 78 rpm Odeon, 1940.

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline 1982. Hétérogénéité montrée et hétérogénéité constitutive: éléments pour une approche de l’autre dans le discours, DRLAV, 26, Paris, 1982.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.

BARBOSA, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

CALADO Carlos. A divina comédia dos Mutantes. São Paulo: Editora 34, 1995.

CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Editora 34, 1997.

CAMPOS, Augusto de (org.). Balanço da bossa: e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1968.

CHEDIAK, Almir (prod.). Songbook Caetano Veloso, v. 1. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, s./d.

COSTA, Haroldo. Salgueiro: academia de samba. Rio de Janeiro: Record, 1984.

DIDIER, Carlos. Orestes Barbosa: repórter, cronista e poeta. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

FAVARETTO, Celso. Tropicália – alegoria, alegria. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 1996.

FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.

FONSECA, Hebert. Caetano, esse cara. Rio de Janeiro: Revan, 1993.

GASPARI, Elio. A ditadura escancarada: as ilusões armadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GULLAR, Ferreira. Rabo de foguete: os anos de exílio. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

GULLAR, Ferreira. Dois e dois: quatro. In: Toda poesia. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

JARDIM, Eduardo. Tudo em volta está deserto: encontros com a literatura e a música no tempo da ditadura. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2017.

LEE, Rita. Rita Lee: uma autobiografia. São Paulo: Globo, 2016.

LP Canecão apresenta Maysa. Copacabana, 1969.

LUCCHESI, Ivo e DIEGUEZ, Gilda Korff. 1993. Caetano. Por que não?: uma viagem entre a aurora e a sombra. Rio de Janeiro: Leviatã, 1993.

MOURA, George. Ferreira Gullar: entre o espanto e o poema. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

ORWELL, George. 1984. 9. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, n. 9, Uberlândia, jul.-dez. 2004.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo. São Paulo: Intermeios/CNPq/Fapemig, 2015.

PEREIRA, Carlos Alberto M. e HOLLANDA, Heloisa Buarque. Patrulhas ideológicas: arte e engajamento em debate. São Paulo: Brasiliense, 1980.

SANT’ANNA. Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

SINGER, Paul Israel. O “milagre brasileiro”: causas e consequências, São Paulo, Cebrap, 1972.

SINGER, Paul. A economia brasileira depois de 1964. Debate & Crítica, n. 4, São Paulo, nov. 1974.

TINHORÃO, José Ramos. 5. ed. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras 1997.

WISNIK, Guilherme. Caetano Veloso. São Paulo: PubliFolha, 2005.

ZUMTHOR, Paul. 2001. A letra e a voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Paranhos, A. (2022). Dialogismo e polifonia na música popular: apropriações e reapropriações de sentidos. ArtCultura, 24(45), 81–94. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68256

Edição

Seção

Dossiê – Música para além da música