A fotografia e a performance da história
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61871Palavras-chave:
heurística, antropologia visual, teatralidadeResumo
Partindo da análise de uma série de fotografias tiradas em expedições da Marinha britânica no Pacífico no final do século XIX, este texto interroga os aspectos teatrais e performativos da fotografia, propondo utilizá-la como um dispositivo heurístico na explora- ção historiográfica. Parte-se do pressuposto de que o quadro fotográfico possui um “efeito elevante” que força as imagens à visibilidade ao mesmo tempo em que cria pontos de fratura que concentram energia semiótica nas bordas da fotografia e tornam o espectador consciente do que está para além da imagem, permitindo, assim, confrontar narrativas históricas generalizantes. O enquadramento também intensifica tensões contidas no próprio ato do fazer fotográfico e permite, pela performance dos corpos dentro da imagem, uma confrontação da narrativa histórica imposta sobre eles (no caso das imagens analisadas, uma narrativa colonial).
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. The rhetoric of the image. In: Image music text. London: Fontana, 1977 [BARTHES, Roland. Retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990].
DANIELS, Stephen. Fields of vision: landscape imagery and national identity in England and the United States. Princeton: Princeton University Press, 1993.
DENING, Greg. Islands and beaches: discourse on a silent land: Marquesas – 1774-1880. Honolulu: The University Press of Hawaii, 1980.
DENING, Greg. Performances. Melbourne: Melbourne University Publish, 1997.
DERRIDA, Jacques. Parergon. The truth about painting. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
EDWARDS, Elizabeth. Antropologia e fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 1, n. 2, Rio de Janeiro, 1996. Disponível em <http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-2.-Antropologia-e-Fotografia.pdf>. Acesso em 7 jan. 2021.
EDWARDS, Elizabeth. Performing science: still photography and the Torres Strait expedition. In: HERLE, Anita and ROUSE, Sandra (eds.). Cambridge and the Torres Strait: centenary essays on the 1898 anthropological expedition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
EDWARDS, Elizabeth. Raw histories: photographs, anthropology and museums. Oxford: Berg Publishers, 2001.
EDWARDS, Elizabeth. Surveying culture. In: O’HANLON, Michael and WELSCH, Robert (eds.). Hunting the gatherers: ethnographic collectors, agents and agency in Melanesia, 1870s-1930s. Oxford: Berghahn, 2000.
EGMOND, Florike and MASON, Peter. A horse called Belisarius. History Workshop Journal, v. 1, n. 47, Oxford, 1999.
FRIED, Michael. Absorption and theatricality: painting and beholder in the age of Diderot. Berkeley: University of California Press, 1980.
HADDON, Alfred C. Headhunters, black, white, and brown. London: Watts, 1901.
KRACAUER, Siegfried. Photography. In: The mass ornament: Weimar essays. Cambridge: Harvard University Press, 1995 [KRACAUER, Siegfried. Fotografia. In: O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009].
LINDSTROM, Lamont. Knowledge and power in a South Pacific society. Washington: Smithsonian Institution Press, 1990.
MAUAD, Ana Maria. Itinerários dos estudos sobre fotografia na historiografia recente. Anais do 30º Simpósio Nacional de História, 2019. Disponível em <https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553208156_ARQUIVO_AMM_trabalhocompleto[1].pdf>. Acesso em 7 jan. 2021.
MITCHELL, W. J. T. What do pictures really want? October, v. 77, n. 3, Cambridge, 1996 [MITHCELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Autêntica: Belo Horizonte, 2017].
PEACOCK, James. An ethnography of the sacred and profane in performance. In: SCHECHNER, Richard and APPEL, Willa [eds.]. By means of performance: intercultural studies of theatre and ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SCHECHNER, Richard. Magnitudes of performance. In: SCHECHNER, Richard and APPEL, Willa [eds.]. By means of performance: intercultural studies of theatre and ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SCHIAVINATTO, Iara Lis & ZERWES, Érika (orgs.). Cultura visual: imagens da modernidade. São Paulo: Cortez, 2018.
SZARKOWSKI, John. The photographer's eye. New York: Museum of Modern Art, 1966.
THOMAS, Nicholas. Oceania: visions, artifacts, histories. Durham: Duke University Press, 1997.
TONKIN, Elizabeth. Narrating our pasts: the social construction of oral history. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leet's Island, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.