“Da acrópole ao morro da Mangueira”: o afro-brasileirismo do samba na polêmica entre Pedro Calmon e José Lins do Rego (1939)

Autores

  • Lucas André Gasparotto

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61862

Palavras-chave:

samba, nação, cultura nacional

Resumo

O artigo analisa a polêmica em torno do samba, travada na imprensa carioca entre Pedro Calmon e José Lins do Rego em meados de 1939. O debate ocorre quando Carmen Miranda viaja aos Estados Unidos, acompanhada do Bando da Lua, para realizar uma série de shows que incluía uma temporada na Broadway e apresentações no pavilhão brasileiro montado para a Feira Mundial de Nova York. Carmen e seu grupo levariam uma amostra da cultura brasileira ao maior palco internacional da música, num momento em que diversas nações se reuniriam para mostrar ao mundo sua cultura e seus avanços tecnológicos. Opõem-se, então, Pedro Calmon – historiador da Academia Brasileira de Letras, expoente do classicismo erudito dos autores consagrados e seguidor do determinismo científico racista, herança do século XIX – e José Lins do Rego, um dos nomes do “romance de 30”, adepto da proposta modernista de subversão das letras nacionais e que se colocava como discípulo do “tradicionalismo regionalista” de Gilberto Freyre. Sob o contexto do Estado Novo, quando uma política nacionalista procurava conformar a unidade do país imprimindo uma identidade popular à nação, a polêmica põe em evidência diferentes matrizes explicativas da cultura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas André Gasparotto

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Florianópolis (SC). Autor do livro Uma torrente d’ais ou a alma nacional?: o fado em perspectiva identitária na discussão acerca da nação portuguesa (1878- 1904). Porto Alegre: EdiPUCRS, 2018. 

Referências

“Camisa listada” (Assis Valente), Carnen Miranda. 78 rpm Odeon, 1937.

“O que é que a baiana tem?” (Dorival Caymmi), Carmen Miranda. 78 rpm Odeon, 1939.

ALMIRANTE. Depoimentos para a posteridade. Rio de Janeiro: Fundação Museu da Imagem e do Som (MIS), 11 abr. 1967, 3 CDs (Coleção Depoimentos).

AMADO, Genolino. Da acropole ao morro da mangueira. O Jornal, Rio de Janeiro, 16 jul. 1939.

ANDRADE, Mario de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974.

ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. São Paulo: Martins, 1955.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

CABRAL, Sérgio. A MPB na era do rádio. São Paulo: Moderna, 1996.

CABRAL, Sérgio. No tempo de Ari Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar, s./d.

CABRAL, Sérgio. Pixinguinha: vida e obra. Petrópolis: Lumiar, 1997.

CALMON, Pedro. História da civilização brasileira. Brasília: Senado Federal/Conselho Editorial, 2002.

CALMON, Pedro. História do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959, v. 1.

CALMON, Pedro. História social do Brasil. São Paulo: Nacional, 1941.

CALMON, Pedro. O rei cavaleiro: vida de D. Pedro I. São Paulo: Cia. Nacional, 1933.

CALMON, Pedro. O rei filósofo: vida de D. Pedro II. São Paulo: Cia. Nacional, 1939.

CALMON, Pedro. O Sr. Lins do Rego é a favor do samba. O Jornal, Rio de Janeiro, 9 jul. 1939.

CALMON, Pedro. Samba e batuque. A Noite, Rio de Janeiro, 17 jun. 1939.

CAMPOS, Geir. Meu encontro com Gargantua. In: RABELAIS. Gargantua. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d.

CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

COMAS, Carlos Eduardo. A feira mundial de Nova York de 1939: o pavilhão brasileiro. Arqtexto, n. 16, Porto Alegre, 2010.

COUTINHO, Edilberto. José Lins do Rego. Futebol e vida: a emoção do Flamengo. In: COUTINHO, Eduardo F. e CASTRO, Ângela Bezerra (orgs.). José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

D’OR. A musica brasileira na exposição de Nova York. Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 6 maio 1939.

DAMASCENO, Janaína. O corpo do outro. Construções raciais e imagens de controle do corpo feminino negro: o caso da Vênus Hotentote. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: corpo, violência e poder, Florianópolis, 2008, p. 2-6. Disponível em <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST69/Janaina_Damasceno_69.pdf>. Acesso em 23 ago. 2017.

Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 17 maio 1939.

Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 21 jun. 1939.

Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 21 jun. 1939.

EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da música popular brasileira, v. 1. Rio de Janeiro: Funarte, 2007.

Expo 1939 New York, sítio oficial do Bureau International Expositions (BIE). Disponível em <www.bie-paris.org>. Acesso em 14 maio 2017.

FERRETTI, Danilo José Zioni. A publicação de “A cabana do Pai Tomás” no Brasil escravista: o “momento europeu” da edição Rey e Belhatte (1853). Varia Historia, v. 33, n. 61, Belo Horizonte, jan.-abr 2017.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2014.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1946, v. 2.

GASPAROTTO, Lucas André. Se não é a canção nacional, para lá caminha: a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942). Tese (Doutorado em História) – PUC-RS, Porto Alegre, 2019.

Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, 9 jul. 1939.

HOBSBAWN, Eric. História social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

KERBER, Alessander. Carlos Gardel e Carmen Miranda: representações da Argentina e do Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.

LIMA, J. C. Cavalheiro. Música e romantismo. Porto Alegre: Livraria Sulina, [1972?].

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2011.

LOPES, Ana Claudia Lourenço Ferreira. A Celeste Modas e as butiques de Copacabana nos anos 1950: distinção, modernidade e produção do prêt-à-porter. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2014.

MENDONÇA, Renato. O negro no folk-lore e na literatura do Brasil. In: FREYRE, Gilberto et al. Estudos afro-brasileiros: trabalhos apresentados ao 1º Congresso Afro-Brasileiro reunido em Recife em 1934. Rio de Janeiro: Ariel, 1935.

MOURA, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil: a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1986.

NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

OLIVEIRA, Aloysio de. De banda pra lua. Rio de Janeiro: Record, 1982.

OLIVEN, Ruben George. A elaboração de símbolos nacionais na cultura brasileira. Revista de Antropologia, n. 26, São Paulo, 1983.

OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo. Petrópolis: Vozes, 2002.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios/CNPq/Fapemig, 2015.

PAREDES, Marçal de Menezes (org.). Portugal, Brasil, África: história, identidades, fronteiras. São Leopoldo: Oikos Editora, 2012.

PINHEIRO, Tobias. O repórter em cima da linha. In: BRAGA, Regina Stela (org.). Diario de Notícias: a luta por um país soberano. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2006 (Cadernos da Comunicação/Série Memória).

REGO, José Lins do. Música carioca. In: Gordos e magros. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.

REGO, José Lins do. Notas sobre Gilberto Freyre. In: FREYRE, Gilberto. Região e tradição. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1941.


REGO, José Lins do. O sr. Pedro Calmon e Carmen Miranda. O Jornal, Rio de Janeiro, 16 jul. 1939.

REGO, José Lins do. O Sr. Pedro Calmon é contra o samba. O Jornal, Rio de Janeiro, 2 jul. 1939.

REGO, José Lins do. Poesia e vida. In: Poesia e vida. Rio de Janeiro: Universal, 1945.

REGO, José Lins do. Usina. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras, v. 1: 1901-1957. São Paulo: Editora 34, 1997.

SILVA, Rubens Alves da. Chico Rei Congo do Brasil. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (org.). Imaginário, cotidiano e poder: memória afro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2007.

SKOLAUDE, Mateus Silva. Raça e nação em disputa: Instituto Luso-Brasileiro de Alta Cultura, 1ª Exposição Colonial Portuguesa e o 1º Congresso Afro-Brasileiro (1934-1937). Tese (Doutorado em História) – PUC-RS, Porto Alegre, 2016.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

SOUZA, Florentina. Malês: a insurreição das senzalas de Pedro Calmon. In: CALMON, Pedro. Malês: a insurreição das senzalas. Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia/Academia Brasileira de Letras da Bahia, 2002.

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

VELLOSO, Monica Pimenta. A cultura das ruas no Rio de Janeiro (1900-1930): mediações, linguagens e espaço. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2004.

VELOSO, Caetano. Carmen Miranda Dada. In: O mundo não é chato. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VELOSO, Caetano. Carmen Miranda não sabia sambar. In: Verdade tropical. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

WISNIK, José Miguel. Getúlio da paixão cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: SQUEFF, Enio e WISNIK, José Miguel. Música: o nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Gasparotto, L. A. . (2021). “Da acrópole ao morro da Mangueira”: o afro-brasileirismo do samba na polêmica entre Pedro Calmon e José Lins do Rego (1939). ArtCultura, 23(42), 225–246. https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61862

Edição

Seção

Artigos