O canto de Ulisses: as (im)possibilidades da narrativa em Primo Levi
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61856Palavras-chave:
Primo Levi, Dante Alighieri, UlissesResumo
Ulisses, herói multifacetado, astuto e industrioso, confrontou figuras mitológicas como herói épico (Odisseia), narrou sua própria morte na condição de alma danada (Divina comédia) e foi transformado em expediente literário nos escritos de Primo Levi, que o empregou para figurar experiências dramáticas ocorridas nos campos de concentração. Pretende-se aqui investigar o lugar ocupado por Ulisses e, simultaneamente, o papel desempenhado pela cultura nos escritos de Levi. Retomar, analisar e propagar narrativas compromissadas com eventos que, frequentemente, são objeto do negacionismo histórico, como é o caso da Shoah, pode nos ajudar a perceber as potencialidades da literatura (de testemunho ou não) e a necessidade de usá-la em favor não apenas da produ- ção de conhecimento, mas também de efeitos persuasórios, na medida em que convida o leitor a refletir sobre prerrogativas do seu presente.
Downloads
Referências
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Belo Horizonte: Garnier, 2019.
ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Edipro, 2011.
BALDASSO, Franco Baldasso. The other as the judge: testimony and rhetoric in Primo Levi’s Se questo è un uomo. MLN, v. 128, n. 1, Baltimore, 2013.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOITANI, Piero. A sombra de Ulisses. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BORGES, Jorge Luis. Nove ensaios dantescos & A memória de Shakespeare. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CALDAS, Pedro Spinola Pereira. O espelho deformante: um estudo sobre “É isto um homem?”, de Primo Levi. In: CHARBEL, Felipe, GUSMÃO, Henrique Buarque de e MELLO, Luiza Larangeira da Silva (orgs.). As formas do romance: estudos sobre a historicidade da literatura. Rio de Janeiro: Ponteio, 2016.
CALDAS, Pedro Spinola Pereira. Variações experimentais: um estudo sobre a narrativa em A trégua, de Primo Levi. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, v. IX, n. 17, Niterói, 2015.
CALVINO, Ítalo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
CAMUS, Albert. A peste. Rio de Janeiro: Record, 2020.
FARGE, Arlette. Lugares para a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
HARTOG, François. A história de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
KEHL, Maria Rita. O sexo, a morte, a mãe e o mal. In: NESTROVSKI, Arthur e SELIGMANN-SIIVA, Márcio (orgs.). Catástrofe e representação: ensaio. São Paulo: Escuta, 2000.
KLÜGER, Ruth. Paisagens da memória: autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. São Paulo: Editora 34, 2005.
LEOPARDI, Giacomo. Canti. Introduzione e note di Franco Brioschi. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 1974.
LEVI, Fabio e SCARPA, Domenico. Uma testemunha e a verdade. In: LEVI, Primo. Assim foi Auschwitz: testemunhos 1945-1986. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LEVI, Primo. A trégua. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
LEVI, Primo. Mil sóis: poemas escolhidos. São Paulo: Todavia, 2019.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. São Paulo-Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
MARQUES, Luiz Vasari e a superação da Antiguidade: do Nec Plus Ultra ao Plus Ultra. In: RAGAZZI, Alexandre et al. (orgs.). Interdisciplinaridade sobre o Renascimento italiano. São Paulo: Editora Unifesp, 2017.
PERON, Sabrina. Dante ad Auschwitz: la poetica di Dante nell’opera di Primo Levi. Itinera, n. 3, Milano, 2012.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo-Belo Horizonte: Companhia das Letras/Editora da UFMG, 2007.
SEGULA, Prosenc Irena. "In viaggio verso il nulla”: elementi mitologici del viaggio in Se questo è un uomo e ne I sommersi e i salvati di Primo Levi. Acta Neophilologica, v. 43, n. 1-2, Liubliana, 2010.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: NESTROVSKI, Arthur e SELIGMANN-SIIVA, Márcio (orgs.). Catástrofe e representação: ensaio. São Paulo: Escuta, 2000.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da questão: a literatura do trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Auschwitz: história e memória. Pro-Posições, v. 1, n. 5, Campinas, 2000.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: escrituras híbridas das catástrofes. Gragoatá, n. 24, Niterói, 2008.
SELLIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.
VERNANT, Jean-Pierre. A morte nos olhos – figurações do outro na Grécia antiga: Ártemis, Gorgó. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
WELLS, H. G. O homem invisível. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.