Walter Benjamin: arte do kairós no tempo-de-agora

Autores

  • Amon Pinho

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58651

Palavras-chave:

kairós, tempo-de-agora, Walter Benjamin

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar um certo estrato – estrato de inspiração helênica – do campo semântico do conceito de tempo-de-agora (Jetztzeit), formulado por Walter Benjamin como categoria central da sua concepção de história. A partir de um comentário histórico-cultural e iconológico a uma alegoria da História, esculpida em madeira por Dominikus Hermenegild Herberger, em meados do século XVIII, pensa-se o sentido da polifacetada relação entre as personificações da história e do tempo ali representadas. Relação por meio da qual, analogicamente, visamos iluminar a ideia bejaminiana de tempo como um conceito kairológico de presente essencial e radicalmente político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amon Pinho

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Instituto de História e do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coorganizador, entre outros livros, de Filosofia enquanto poesia: sete cartas a um jovem filósofo, conversação com Diotima, filosofia nova e outros escritos (Biblioteca Agostinho da Silva, v. 1) São Paulo: É-Realizações, 2019. 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. El tiempo que resta: comentario a la carta a los Romanos. Madri: Trotta, 2006.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, v. I, III, V e VII, 1991.

BENJAMIN, Walter. Kairos: Schriften zur Philosophie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

CATROGA, Fernando. Os passos do homem como restolho do tempo: memória e fim do fim da história. Lisboa: Almedina, 2009.

CÉSAR, Constança Marcondes. Filosofia da cultura grega: contribuições para o estudo do pensamento neo-helênico contemporâneo. Aparecida: Ideias e Letras, 2008.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

DÉTIENNE, Marcel e VERNANT, Jean-Pierre. Métis: as astúcias da inteligência. São Paulo: Odisseus, 2008.

ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno: arquétipos e repetição. Lisboa: Edições 70, 1993.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

HERÓDOTO. Historia: libro I: Clío. Madri: Gredos, 1992.

HESÍODO. Teogonia. A origem dos deuses. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias. São Paulo: Iluminuras, 1996.

KONERSMANN, Ralf. Erstarrte Unruhe: Walter Benjamins Begriff der Geschichte. Frankfurt am Main: Fischer, 1991.

LINDROOS, Kia. Benjamin’s moment. Redescriptions: yearbook of political thought and conceptual history. Berlin: LIT Verlag, v. 10, 2006.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro primeiro: O processo de produção do capital, t. 1. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MATOS, Olgária Chain Féres. O céu da história: sobre alguns motivos judaico-benjaminianos. Nova Renascença: Revista Trimestral de Cultura, v. 18, n. 69-71, Porto, 1998.

PINHO, Amon. Da história como ciência e como forma de rememoração: construção salvadora e destruição redentora em Walter Benjamin. Cadernos Walter Benjamin, n. 1, Fortaleza, jul.-dez. 2008.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Éditions du Seuil, 2000.

RIPA, Cesare. Baroque and rococo pictorial imagery: the 1758-60 Hertel edition of Ripa's 'Iconologia' with 200 engraved illustrations. New York: Dover, 1971. PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia. 2 ed. Lisboa: Estampa, 1995.

RIPA, Cesare. Iconologia. Siena: Eredi di Matteo Florimi, 1613.

SEIXAS, Jacy Alves de. Os tempos da memória: (des)continuidade e projeção. Uma reflexão (in)atual para a história? Projeto História, n. 24, São Paulo, jun. 2002.

SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, Stella e NAXARA, Márcia (orgs.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

TRÉDÉ, Monique. Kairos: L’à propos et l’occasion (le mot et la notion, d’Homère à la fin du IVe siècle avant J.-C.). Paris: Éditions Klincksieck, 1992.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

Pinho, A. . (2020). Walter Benjamin: arte do kairós no tempo-de-agora. ArtCultura, 22(41), 186–199. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58651

Edição

Seção

Artigos