Diálogos em ação: o cinema falado e as tensões na construção da nacionalidade brasileira (1920-1930)

Autores

  • Carla Miucci Ferraresi de Barros

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58645

Palavras-chave:

cinema-falado, modernidade, nacionalidade

Resumo

Considerando o processo que deu voz às estrelas do écran, numa operação que tornou capaz a fixação da fala, da trilha musical e dos ruídos gravados junto à película, o artigo busca refletir, a partir da análise de publicações em revistas especializadas veiculadas pela imprensa nas décadas de 1920 e 1930, como a chegada do cinema falado no Brasil – especificamente em São Paulo e no Rio de Janeiro – não só impactou a maneira de fazer, distribuir e consumir os filmes, como participou de um intenso debate entre diferentes perspectivas acerca do tenso e contraditório processo de construção de uma moderna nacionalidade brasileira.

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Biografia do Autor

Carla Miucci Ferraresi de Barros

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coorganizadora, entre outros livros, de História em projetos. Velhos mundos e mundos novos: encontros e desencontros – do século XVI ao XVIII. 7º ano. 2. ed. São Paulo: Ática, 2011. 

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Miucci Ferraresi de Barros, C. . (2020). Diálogos em ação: o cinema falado e as tensões na construção da nacionalidade brasileira (1920-1930). ArtCultura, 22(41), 90–102. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58645

Edição

Seção

Dossiê: História & visualidades