Diálogos em ação: o cinema falado e as tensões na construção da nacionalidade brasileira (1920-1930)
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58645Palavras-chave:
cinema-falado, modernidade, nacionalidadeResumo
Considerando o processo que deu voz às estrelas do écran, numa operação que tornou capaz a fixação da fala, da trilha musical e dos ruídos gravados junto à película, o artigo busca refletir, a partir da análise de publicações em revistas especializadas veiculadas pela imprensa nas décadas de 1920 e 1930, como a chegada do cinema falado no Brasil – especificamente em São Paulo e no Rio de Janeiro – não só impactou a maneira de fazer, distribuir e consumir os filmes, como participou de um intenso debate entre diferentes perspectivas acerca do tenso e contraditório processo de construção de uma moderna nacionalidade brasileira.
Downloads
Referências
A Cena Muda, v. 21, n. 1092, 24 fev. 1942.
ALMEIDA, Guilherme de. São João. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 jun. 1927.
ALMEIDA, Guilherme de. Scenas e paisagens da minha terra. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 7 jul. 1922.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
Cine Magazine, v. 6, n. 65, set. 1938.
Cinearte, anno I, n. 12, Rio de Janeiro, 1926.
Cinearte, anno I, n. 3, Rio de Janeiro, 1926.
Cinearte, anno I, n. 8, Rio de Janeiro, 1926.
Cinearte, anno II, n. 73, Rio de Janeiro, 20 jul. 1927.
Cinearte, anno IV, n. 176, Rio de Janeiro, 10 jul. 1929.
Cinearte, anno VI, v. 6, n. 276, Rio de Janeiro, 10 jun. 1931.
Cinearte, n. 173, Rio de Janeiro, 19 jun. 1929.
Cinearte, n. 417, Rio de Janeiro, 1935.
FABRIS, Annateresa. O futurismo paulista: hipóteses para o estudo da chegada da vanguarda no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1994.
FREIRE, Rafael de Luna. “Versão brasileira” – Contribuições para uma história da dublagem cinematográfica no Brasil nas décadas de 1930 e 1940. C-Legenda, Niterói, 2011.
FREIRE, Rafael de Luna. A conversão para o cinema sonoro no Brasil e seu mercado exibidor na década de 1930. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 40, n. 40, São Paulo, 2013.
LEÃO, Antônio Carneiro. São Paulo em 1920. Rio de Janeiro: Anuário Americano, 1920.
LIMA, Pedro. A propósito de Thesouro perdido e sua exibição. Cinearte, Rio de Janeiro, 16 mar. 1927.
LOBATO, Monteiro. A onda verde. São Paulo: Monteiro Lobato & Cia, 1921.
LUCAS, Tais Campelo. Cinearte: o cinema brasileiro em revista (1926-1942). Dissertação (Mestrado em História) – UFF, Niterói, 2005.
MAURO, Humberto. Cinema falado no Brasil. Cinearte, v. 11, Rio de Janeiro, 1932.
O cinema. Revista Feminina, ano VIII, n. 80, São Paulo, 1921.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 1995. SCHVARZMAN, Sheila, Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
SELONK, Aletéia P. de Almeida. Distribuição cinematográfica no Brasil e suas repercussões políticas e sociais – um estudo comparado da distribuição da cinematografia nacional e estrangeira. Disponível em <https://www.ancine.gov.br/media/SAM/AnosAnteriores/teses_monografias/SelonkAleteiaDistribuicao.pdf>. Acesso em 10 abr. 2020.
SPINI, Ana Paula. Cordis: História, Cinema e Política, n. 16, São Paulo, jan.-jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.