“É isso o Brasil. Alguém precisa pôr ordem nessa bagunça”: Chico Buarque entre a história e a literatura

Autores

  • Denilson Botelho

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56982

Resumo

Muitas são as portas de entrada para o universo da literatura. Uma delas é a da história social, habitualmente interessada em examinar o texto literário como fonte e documento sobre um tempo histórico específico. Atenta às dinâmicas e engrenagens que envolvem o seu processo de produção, a história encara a ficção literária como ato social concreto, modo pelo qual o escritor intervém na sua realidade e participa do movimento da história, o que não o impede de ― nem o obriga a ― desenvolver outras formas de ação efetiva. Para Judith Lyon-Caen, por exemplo, a literatura é um modo de estar no mundo e de com ele interagir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denilson Botelho

    Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação em História bem como no Mestrado Profissional em Ensino de História. Autor, entre outros livros, de A pátria que quisera ter era um mito: história, literatura e política em Lima Barreto. 2. ed. Curitiba: Prismas, 2017. 

Referências

BUARQUE, Chico. Essa gente. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BUARQUE, Chico. CD Caravanas. Biscoito Fino, 2017.

DUARTE, Adriano e BOTELHO, Denilson. Por uma história social da literatura. In: FONTINELES, Claudia Cristina da Silva, SOUSA NETO, Marcelo de, SILVA, Ronyere Ferreira da e EVERTON, Sthênio de Sousa (orgs.). Ateliê da História. Teresina-São Paulo: Edufpi/Mentes Abertas, 2019.

LYON-CAEN, Judith. La griffe du temps: ce que l’histoire peut dire de la littérature. Paris: Gallimard, 2019.

WILLIAMS, Raymond. A cultura é algo comum. In: Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

WILLIAMS, Raymond. O artista romântico. In: Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

10-06-2020

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

“É isso o Brasil. Alguém precisa pôr ordem nessa bagunça”: Chico Buarque entre a história e a literatura. (2020). ArtCultura, 22(40), 309-314. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56982