Por uma historiografia da arquitetura teatral moderna e contemporânea no Ocidente

Autores

  • Evelyn Furquim Werneck Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56960

Palavras-chave:

historiografia da arquitetura, arquitetura teatral, história do espaço teatral

Resumo

Um exame acurado da história ocidental da arquitetura teatral no período moderno e contemporâneo comprova a quase completa ausência de obras críticas, demandando urgentes estudos historiográficos que ampliem as pesquisas nessa área. Os historiadores da arquitetura nos séculos XX e XXI quase não se dedicam ao estudo do edifício teatral ― um objeto recorrente de tratados canônicos no Renascimento e no século XVII. Fundamentado nos conceitos historiográficos de Michel de Certeau, este artigo objetiva analisar processos metodológicos e ideológicos aplicados por três historiadores da arquitetura e três teóricos do teatro, que abordaram o tema de alguma maneira e sob diferentes aportes teóricos, no sentido de argumentar que a historiografia da arquitetura para as artes performáticas modernas e contemporâneas é praticada na contemporaneidade por teóricos do teatro com maior intensidade do que pelos historiadores da arquitetura.

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Biografia do Autor

Evelyn Furquim Werneck Lima

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Centro de Letras e Artes e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Pesquisadora do CNPq e da Faperj. Autora, entre outros livros, de Arquitetura, teatro e cultura: revisitando espaços, cidades e dramaturgos do século XVII. Rio de Janeiro: Contracapa/Faperj, 2012.

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Furquim Werneck Lima, E. . (2020). Por uma historiografia da arquitetura teatral moderna e contemporânea no Ocidente. ArtCultura, 22(40), 48–74. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56960

Edição

Seção

Minidossiê: Teatro(s) & práticas artísticas