Memória, história e identidade: o caso da “escola uspiana de história”

Autores

  • Diego José Fernandes Freire

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52032

Palavras-chave:

memória, identidade, historiografia brasileira

Resumo

Este artigo discute o texto “A escola uspiana de história”, de Maria Helena Rolim Capelato, Raquel Glezer e Vera Lucia Amaral Ferlini, publicado em 1994 na revista Estudos Avançados, a partir de uma articulação entre memória e identidade. Objetiva-se analisar a maneira como essas três historiadoras uspianas enunciaram uma identidade historiográfica em profunda ligação com uma memória disciplinar e institucional vinculada à Universidade de São Paulo, em especial à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Dividido em três grandes momentos, o trabalho relaciona ainda tal enunciação identitária com a historiografia brasileira das últimas décadas do século passado. Como uma identidade historiográfica uspiana foi produzida, escrita e enunciada? Eis a questão orientadora do artigo.

 

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Biografia do Autor

Diego José Fernandes Freire

Doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Autor do livro Contando o passado, tecendo a saudade: a construção simbólica do engenho açucareiro em José Lins do Rego (1919-1943). João Pessoa: Ideia, 2015. 

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

Fernandes Freire, D. J. . (2019). Memória, história e identidade: o caso da “escola uspiana de história”. ArtCultura, 21(39), 139–153. https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52032

Edição

Seção

Artigos