Hayden White nas páginas de History and Theory. Dois momentos: 1980 e 1998
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47238Resumo
Ao longo das últimas cinco décadas, o nome de Hayden White sempre esteve associado a importantes debates e disputas historiográficas. A inegável relevância e extensão do seu legado suscitou reações ambíguas, controvérsias variadas e deu origem a uma vasta produção bibliográfica conduzida por seus comentadores e analistas. O objetivo deste artigo é analisar dois momentos (1980 e 1998) da recepção do livro Metahistory (1973), obra magna de Hayden White, nas páginas da prestigiosa History and Theory. Esta revista, referência incontornável para o campo da teoria e filosofia da história, teve papel decisivo na estruturação de um conjunto de reflexões e análises sobre a relevância dos pressupostos teóricos contidos no livro seminal de White.
palavras-chave: Hayde White; Metahistory; History and Theory.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.