Historiografi a e institucionalização de saberes sobre a nação (Brasil, séculos XIX/XX)

Autores

  • Sérgio César da Fonseca
  • Felipe Ziotti Narita

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-15

Resumo

A nação, referência central para a historiografi a oitocentista, ao passo que foi tomada como evidência de esquemas cognitivos e de programas históricos, também representa um mosaico bastante matizado de contranarrativas e confi gurações identitárias subsumidas sob a pretensa totalização conceitual.1 O reconhecimento teórico dessa dimensão problemática do horizonte nacional implica a convergência de abordagens capazes de construir perspectivas relativas aos saberes elaborados e à temporalização das diversas narrativas sobre a nação. Nesse sentido, uma história da historiografi a, tanto como analítica da historicidade do campo historiográfi co quanto como esforço crítico a respeito de seus pressupostos e procedimentos, 2 tem sido fundamental na constituição da pesquisa social.

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Biografia do Autor

Sérgio César da Fonseca

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto (USP). Autor, entre outros livros, de Paulo Freire & Anísio Teixeira: convergências e divergências (1959-1969). Jundiaí: Paco, 2011.

Felipe Ziotti Narita

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto (USP). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp-Franca. Autor, entre outros livros, de A educação da sociedade imperial: moral, religião e forma social na modernidade oitocentista. Curitiba: Prismas, 2017.

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Publicado

22-10-2018

Como Citar

da Fonseca, S. C., & Narita, F. Z. (2018). Historiografi a e institucionalização de saberes sobre a nação (Brasil, séculos XIX/XX). ArtCultura, 20(36). https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-15

Edição

Seção

Resenhas