Norbert Elias e a história da violência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-13Resumo
O objetivo deste artigo é discutir, em primeiro lugar, a teoria eliasiana do processo civilizador e seu impacto na diminuição da violência interpessoal na Europa, na longa duração. Em segundo lugar, analisaremos a possibilidade de aplicarmos os insights de Elias para estudarmos o desenvolvimento histórico da violência no Brasil. Para prensarmos tais questões, utilizaremos dois exemplos: um deles macro, que estuda a violência em Minas Gerais de forma quantitativa, e o outro, numa perspectiva micro, que enfatiza a relação cotidiana da população com a justiça.
Palavras-chave: Norbert Elias; violência; habitus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.