Benjamim Santos: um dramaturgo, diretor e crítico teatral nos palcos brasileiros

Autores

  • Francisco de Assis de Sousa Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-11

Resumo

A trajetória artística de Benjamim Santos no teatro brasileiro é o fio condutor para entender um conjunto de situações históricas marcadas por tensões e conflitos, em meio às quais foram utilizados certos dispositivos estéticos resultantes da experiência social que integra a cultura e a memória na segunda metade do século XX. O artigo tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural empreendida nos palcos brasileiros, a partir da constituição de uma linguagem teatral peculiar que denuncia os excessos da ditadura militar brasileira e expõe suas implicações nas formas estéticas de atuação social, a militância de Benjamim Santos e sua participação nos principais movimentos culturais e políticos do período.

Palavras-chave: História; teatro; Benjamim Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis de Sousa Nascimento

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Autor, entre outros livros, de Teatro e modernidades: Benjamim Santos em incursão pela história e memória do teatro brasileiro. Teresina: Edufpi, 2015.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Nascimento, F. de A. de S. (2017). Benjamim Santos: um dramaturgo, diretor e crítico teatral nos palcos brasileiros. Artcultura, 19(34). https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-11

Edição

Seção

Dossiê: História no teatro & teatro na História