Música brasileira em vozes portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-12Resumo
Estas reflexões referem-se a uma investigação que venho desenvolvendo sobre os modos de apropriação da música brasileira por intérpretes portuguesas contemporâneas. Nela, parte-se do princípio de que por meio da música tem se encontrado caminhos que permitem trocas de experiências, reelaborando e adequando os sentidos dessas expressões musicais às histórias específicas desses países, redefinindo identidades e constituindo redes que colocam em interlocução diferentes formas de subjetividades. A pesquisa volta-se para a análise de uma produção musical portuguesa localizada na última década e que estabeleceu um diálogo com a música brasileira e vários de seus artistas, imprimindo expressões próprias a essa experiência, construindo ou reforçando pontes entre Brasil e Portugal.
Palavras-chave: relações Brasil-Portugal; música brasileira; apropriações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.