Música brasileira em vozes portuguesas

Autores

  • Eleonora Zicari Costa de Brito

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-12

Resumo

Estas reflexões referem-se a uma investigação que venho desenvolvendo sobre os modos de apropriação da música brasileira por intérpretes portuguesas contemporâneas. Nela, parte-se do princípio de que por meio da música tem se encontrado caminhos que permitem trocas de experiências, reelaborando e adequando os sentidos dessas expressões musicais às histórias específicas desses países, redefinindo identidades e constituindo redes que colocam em interlocução diferentes formas de subjetividades. A pesquisa volta-se para a análise de uma produção musical portuguesa localizada na última década e que estabeleceu um diálogo com a música brasileira e vários de seus artistas, imprimindo expressões próprias a essa experiência, construindo ou reforçando pontes entre Brasil e Portugal.

Palavras-chave: relações Brasil-Portugal; música brasileira; apropriações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleonora Zicari Costa de Brito

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB), onde atua no Departamento de História e no Programa de Pós-graduação em História. Co-organizadora, entre outros livros, de Sinfonia em prosa: diálogos da História com a Música. São Paulo: Intermeios, 2013.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

de Brito, E. Z. C. (2017). Música brasileira em vozes portuguesas. ArtCultura, 18(33). https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-12

Edição

Seção

Notas de Pesquisas