Maranhão 669: aproximações entre Glauber Rocha e Walter Benjamin em Maranhão 66 revisitado
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-08Resumo
Este trabalho objetiva encontrar possíveis conexões entre o cinema de Glauber Rocha, com sua estética e fluxo temporal próprios, e o pensamento filosófico de Walter Benjamin, principalmente no tocante às técnicas de montagem e à utilização de alegorias como forma de apresentar uma imagem dialética latente. À luz da produção de um pensamento críticopoético, propõe-se, a partir da imersão na reflexividade científica e filosófica da produção audiovisual, uma analogia entre os conceitos de história em Benjamin e "vontade de história" em Glauber, através da Eztetyka da fome (1965) e da Eztetyka do Sonho (1971) e das suas obras fílmicas da década de 1960.
Palavras-chave: cinema; imagem dialética; política brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.