Pesquisa histórica e cinema: a criação de Villa-Lobos

Autores

  • Vitória Azevedo da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-07

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a tensão entre o processo de construção dos significados de um filme com temática histórica, envolvendo suas distintas fases que incluem a pesquisa e a roteirização que antecedem sua formatação final. O objetivo consiste em demonstrar que um diálogo é, então, estabelecido com determinadas memórias. Nesse sentido, sustento que filmes históricos são ficções documentadas, pois são criações ficcionais pautadas por documentação histórica. No caso de Villa-Lobos, uma vida de paixão (Zelito Vianna), a opção pelo viés onírico e mitológico da figura do compositor não é fruto da mera imaginação do cineasta e roteirista, mas resultado da confrontação com as tensões das memórias construídas sobre o personagem.

Palavras-chave: cinema; pesquisa histórica; Villa-Lobos.

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Biografia do Autor

  • Vitória Azevedo da Fonseca
    Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Coautora do livro A reflexão e a prática no ensino: História. São Paulo: Blucher, 2012.

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Publicado

27-03-2017

Edição

Seção

Dossiê: História & Cinema no Brasil pós-1964

Como Citar

Pesquisa histórica e cinema: a criação de Villa-Lobos. (2017). ArtCultura, 18(33). https://doi.org/10.14393/ArtC-V18n33-2016-2-07