Teatro e movimentos sociais: diferentes compromissos com o "real" na cena brasileira

Autores

  • Victor Hugo Adler Pereira

Resumo

O trabalho relaciona as transformações ocorridas nos movimentos sociais no Brasil e a produção artística comprometida com a representação das classes populares, priorizando as manifestações cênicas. Contrasta a agitação política e cultural ocorrida entre os anos 1964 e 1968, em que se destacaram manifestações artísticas de resistência ou protesto contra o regime instituído pelo golpe militar, com o movimento artístico e cultural que vem crescendo desde os anos 1990, em que a denúncia da exclusão social não implica contestação da lógica do mercado e se recuperam tradições e perspectivas do naturalismo no teatro, no romance e no cinema. Finalmente, discutem-se as repercussões de políticas de inclusão social baseadas na visibilidade nos movimentos sociais e na produção cultural.

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Como Citar

Pereira, V. H. A. (2006). Teatro e movimentos sociais: diferentes compromissos com o "real" na cena brasileira. ArtCultura, 7(11). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1392

Edição

Seção

Dossiê História & Teatro