Cenários Prospectivos como Ferramenta de Gestão para Instituições de Ensino Superior
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Palavras-chave

Estratégia organizacional
Prospecção de cenários
Administração estratégica
Instituições do Ensino Superior

Como Citar

Silva, W. R., Machado Neto, A. J. ., & Guerra, J. A. de P. (2020). Cenários Prospectivos como Ferramenta de Gestão para Instituições de Ensino Superior. Management in Perspective, 1(2), 187–207. https://doi.org/10.14393/MIP-v1n2-2020-49636

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a aplicação de cenários prospectivos em uma Instituição Municipal de Ensino Superior (IMES), em um espaço temporal de cinco anos (2018-2022), e comparar ao estudo similar desenvolvido para os cinco anos anteriores (2014-2018) a fim de identificar prováveis ameaças e oportunidades no segmento estudado. A pesquisa foi fundamentada em estudos sobre cenários prospectivos. Para a elaboração de cenários prospectivos foi utilizado o método Delphi. A coleta de dados foi realizada com o uso de questionário aplicado a profissionais que atuam em Instituição de Ensino Superior. Foi realizado um estudo de caso longitudinal e comparativo com uma abordagem quali-quantitativa dos dados. Como resultado, foi possível construir três cenários: otimista, pessimista e realista, que servirão de base para o planejamento estratégico da IMES. A comparação ao estudo realizado em 2014 mostrou que algumas das variáveis presentes naquela prospecção também aparecem na atual. A pesquisa contribui para os estudos sobre administração estratégica das Instituições de Ensino Superior e oferece uma contribuição prática para o planejamento dessas organizações: a construção de cenários e a análise de probabilidades de cenários futuros para as organizações de ensino. Também oferece uma contribuição prática para outras Instituições de Ensino Superior da região pesquisada.

https://doi.org/10.14393/MIP-v1n2-2020-49636
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