Um Estudo do Desempenho dos Canais de Venda Online de uma Microempresa Atacadista de Capas para Celular
pdf (Portugués)

Palabras clave

E-commerce
Loja Virtual
Marketplace
Marketing digital
Custos de conversão

Cómo citar

Um Estudo do Desempenho dos Canais de Venda Online de uma Microempresa Atacadista de Capas para Celular. (2025). Management in Perspective, 6(2), 63-87. https://doi.org/10.14393/MIP-v6n2-2025-73483

Resumen

A humanidade vive atualmente a era da informação, que teve início na década de 1980 com o surgimento e popularização dos computadores pessoais e se intensificou com o advento da internet na década seguinte, possibilitando que pessoas e empresas de todo o mundo pudessem se comunicar e trocar informações de uma forma muito mais prática do que com outros meios existentes, favorecendo assim o surgimento de diversas soluções baseadas nessa tecnologia. O comércio eletrônico é um dos frutos dessa revolução tecnológica, e já faz parte da vida de muitas pessoas em todo o mundo e também das empresas, desde multinacionais até pequenos negócios. O ambiente de venda online, além de ser uma novidade para muitos, é também bastante complexo, podendo deixar gestores indecisos, principalmente quando se trata de pequenas empresas, pois são diversos os recursos e as formas de vender por meio da internet. Por essa razão, o presente trabalho traz informações que ajudam a entender a estrutura do comércio eletrônico, como analisar o desempenho de uma microempresa e quais estratégias podem ser adotadas para maximizar seus lucros. Espera-se que com essas informações, pequenos negócios possam compreender melhor como atuar no e-commerce, quais são suas possibilidades e como analisar o desempenho em vendas online. Dessa forma, poderão rever ou até mesmo planejar melhores estratégias para seus negócios.

pdf (Portugués)

Referencias

Chein, F. (2019). Introdução aos modelos de regressão linear: Um passo inicial para compreensão da econometria como uma ferramenta de avaliação de políticas públicas. Enap.

NielsenIQ. (2018). Webshoppers. https://nielseniq.com/global/pt/landing-page/ebit/nielseniq-ebit-brasil/webshoppers/.

Gabriel, M., & Kiso, R. (2020). Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. Atlas.

Gomes, F. P., & Araújo, R. M. D. (2005). Pesquisa Quanti-Qualitativa em Administração: uma visão holística do objeto em estudo. Seminários em administração, 8, 1-11.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Sextante.

Notari, C. (2014). Porque o Brasil está pronto para o Inbound Marketing. Recuperado em 06 de Junho, 2021, de https://br.hubspot.com/blog/marketing/porque-o-brasil-esta-pronto-para-o-inbound-marketing.

Li, C., Rajan, U., Chawla, S., & Sycara, K. (2003). Mechanisms for coalition formation and cost sharing in an electronic marketplace. In Proceedings of the 5th International Conference on Electronic Commerce (ICEC '03) (pp. 68–77). Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/948005.948015.

Macedo, T. M. (2014). Métricas de marketing digital e sua aplicação na gestão das ações de marketing das organizações: estudo de casos múltiplos. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].

Mangold, B. (2018). Learning Google AdWords and Google Analytics. Loves Data Pty Limited.

Mazzali, L., & Padilha, R. (2006). O comércio eletrônico e a competência logística: Estudos de casos em pequenas empresas varejistas. Gestão & Regionalidade, 22(63). https://doi.org/10.13037/gr.vol22n63.52

Okada, S. I. (2011). Web analytics: modelos de métricas de engajamento em mídias emergentes. Revista Brasileira de Marketing, 10(3), 107-126.

Piovesan, A., & Temporini, E. R. (1995). Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, 29, 318-325.

Salvador, M. (2013). Como abrir uma loja virtual de sucesso (3ª ed.). Boccato Editora.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2018). Marketplace ou e-commerce: qual o melhor para o seu negócio?. Recuperado em 09 de junho, 2021, de https://atendimento.sebrae-sc.com.br/blog/marketplace-ou-e-commerce-qual-o-melhor/.

Telles, A. (2011). Apontamentos sobre métricas em comunicação e marketing digital. In M. Chamusca & M. Carvalhal (Orgs.), Comunicação e marketing digitais: Conceitos, práticas, métricas e inovações (pp. 84–93). Edições VNI.

Torres, C. (2018). A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.

Turban, E. et al (2017). Electronic Commerce 2018: A Managerial and Social Networks Perspective (9).: Springer.

Ventura, M. M. (2007). O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, 20(5), 383-386.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2025 Management in Perspective