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Keywords

Competências Profissionais
Administração
Discentes
Role-Playing

How to Cite

Santana Dutra, M. R., César Martins de Paiva, K., Massaroli Belato , N., & Viana , A. G. (2024). . Management in Perspective, 5(2), 94–117. https://doi.org/10.14393/MIP-v5n2-2024-71828

Abstract

Este estudo investigou o papel dos jogos de Role-Playing Games (RPG) na formação das competências profissionais de estudantes de Administração em uma universidade pública brasileira. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, por meio do método de estudo de caso, foram entrevistados cinco estudantes de Administração que também são jogadores de RPG na mesma instituição. Os resultados indicam que os entrevistados reconhecem a importância da relação entre os jogos e a sociedade para o desenvolvimento das competências profissionais. Eles destacaram que o RPG contribui para o aprimoramento de habilidades fundamentais na área de Administração, tais como visão estratégica, trabalho em equipe e tomada de decisão. Além disso, ressaltaram que a compreensão das estratégias presentes nos jogos pode beneficiar não apenas o ambiente acadêmico, mas também o mercado de trabalho e outras áreas de atuação, devido à dinâmica peculiar dos RPGs. Por fim, destaca-se que o RPG pode ser comparado a ferramentas semelhantes aos projetos interdisciplinares (ou seminários temáticos) adotados por algumas instituições de ensino, cujo propósito é a aplicação prática das teorias apresentadas em sala de aula, promovendo o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes.

https://doi.org/10.14393/MIP-v5n2-2024-71828
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