Resumen
A satisfação dos alunos sobre a Universidade pode influenciar significativamente no desempenho e na produtividade desses estudantes. Além disso, pode afetar diretamente a reputação da instituição, interferindo na procura, quantidade de inscrições em processos seletivos e renome no mercado. Um dos fatores de maior influência na satisfação do estudante em relação à universidade é a expectativa, que pode ser suprida ou não ao longo do curso. Dessa forma, buscar informações sobre as opiniões dos alunos finalizando seus cursos pode trazer importantes indicativos dos aspectos fortes e aqueles que requerem melhorias. Nesse contexto, o presente estudo trata de uma pesquisa sobre a satisfação de alunos de cursos diversos de uma universidade pública. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário aos estudantes no final dos cursos de graduação de uma universidade pública. A pesquisa teve um retorno de 58 questionários respondidos e 54 respostas válidas. Os resultados mostraram que os principais aspectos que geraram satisfação nos estudantes envolveram: professores qualificados, renome proporcionado por uma universidade federal e bons recursos acadêmicos. Em contrapartida, os fatores de insatisfação englobaram a infraestrutura da instituição, alguns professores não-qualificados e a falta de apoio por parte das coordenações de curso. Esse estudo trouxe como contribuição gerencial a aplicação das ferramentas de mensuração de satisfação de consumidores de serviços de ensino e como contribuição social o entendimento dos fatores que interferem na satisfação de estudantes de uma instituição pública, buscando auxiliar no aprimoramento dos serviços oferecidos pela mesma.
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