Trabalhadores terceirizados e motivação: um estudo de caso em um a instituição de ensino brasileira
pdf

Palavras-chave

Motivação
Terceirização
Funcionários Terceirizados

Como Citar

Trabalhadores terceirizados e motivação: um estudo de caso em um a instituição de ensino brasileira. (2025). Management in Perspective, 6(2), 120-147. https://doi.org/10.14393/MIP-v6n2-2025-74424

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer os fatores que geram a motivação dos funcionários que prestam serviços terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Campus Restinga, em Porto Alegre/RS. A terceirização é um modelo de gestão que pode apresentar vantagens para as organizações. No entanto, a prática da terceirização pode ser desfavorável para o funcionário terceirizado e, consequentemente, afetar negativamente o estado motivacional dele. Para fundamentar a análise, o estudo baseia-se na Teoria das Necessidades de Maslow e na Teoria da Expectativa de Vroom que foca em como as recompensas percebidas afetam a motivação de uma pessoa. A classificação do presente estudo se define por ser de caráter descritivo. Por meio de um estudo de caso agregado à técnica de coleta de dados de caráter qualitativo, com entrevistas individuais e com questões semiestruturadas com os terceirizados da instituição de ensino IFRS Campus Restinga. Verificou-se que os mesmos possuem necessidade de melhorias em alguns aspectos referentes ao ambiente físico de trabalho e de alguns benefícios trabalhistas. Observou-se também que a equipe tem a necessidade de ser mais reconhecida e próxima da chefia terceirizada. Os resultados obtidos e apresentados com este estudo poderão contribuir e auxiliar as empresas envolvidas no processo da terceirização a se atentarem às necessidades dos funcionários terceirizados e consequentemente possam tomar providências cabíveis a fim de atender às necessidades dos mesmos.

pdf

Referências

Araújo, L. C. G. (2010). Organização Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas.

Barbosa, M.; Vieira, E. T.; Santos, M. J. D. (2022). Trabalhadores

Terceirizados da Área Meio no mbito da Administração Pública Federal:

Assimetrias Sociais e Precarização. American Journal of Business Management, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 86-96, dez./2021. Disponível Em:https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/679. Acesso em: 29 nov. 2022.

Fröhlich, A. F. A. (2021). Análise da motivação dos funcionários

Perante a intervenção ergonômica no ambiente de trabalho. Repositório Jesuíta, 2021. Disponível em:http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/10105/Angelica%20 Ferraz%20Antunes%20Frohlich_.pdf?sequence=1. Acesso em: 07 dez. 2022.

Gil, A. C. (2001). Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.

Knihs, K. (2020). Terceirização da Mão de Obra. Curitiba: Contentus.

Marques, A. F. B. (2019). Precarização do trabalho: O impacto da Lei da terceirização. Repositório Digital UFRGS, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/201978. Acesso em: 23 dez. 2022.

Maximiano, A. C. A. (2006). Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas.

Mendes, A. S. (2016). O Impacto da terceirização na motivação e sentido do Trabalho dos trabalhadores: Estudo de caso de uma empresa de telecomunicações e Localizada na cidade de Americana SP.. Repositório Institucional do Conhecimento – RIC-CPS, 2016. Disponível em: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/200. Acesso em: 22 nov. 2022.

Monte, K. A. S. (2020). Um Estudo de Caso Sobre a Motivação dos

Funcionários de uma Empresa de Terceirização no Ceará. Unifametro Repositório, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifametro.edu.br/handle/123456789/903. Acesso em: 25 out. 2022

Mullins, L. J. (2004). Motivação, satisfação com emprego e desempenho. Em Gestão de Hospitalidade e Comportamento Organizacional (p. 171–174). São Paulo: bookman.

Neto, A. S.; Scarpin, J. A. (2014). O Processo de Terceirização. Em Terceirização em Serviços de Manutenção Industrial (p. 83–108). Rio de Janeiro: Editora Interciência.

Pereira, A. R. S.; Silva, L. H. P.; Bento, M. F. F.; Bogás, N. B.; Vieira, W. M., Silva, F. O.; Espusny, M. (2020). Estudo a Terceirização sob a Perspectiva dos Funcionários. Anais do XXIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, III Congresso de Pesquisa Aplicada e Tecnologia, XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior da Univap e X Encontro de Iniciação à Docência. Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020. Acesso em: 17 dez. 2022.

Pinto, M. F. F; Quelhas, O. L. G. (2008). Funcionários terceirizados: estudo da sua relevância para a organização brasileira. FAE, Curitiba, v. 11, n. 2, p. 51-58, Dez./2008. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/310. Acesso em: 23 out.

2022

Robbins, S. P., Judge, T. A., & Sobral, F. (2010). Motivação: do conceito às explicações. Em Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro (p. 230–252). São Paulo: Pearson.

Rosa, L. C. L; Bellei, Poliana; Junior, F. R. D. S. M. (2019). Gestão de Pessoas com os Gestores, Funcionários e Terceirizados em Três Construtoras de Chapeco- SC. Latin American Journal of Business Management, Santa Catarina, v. 10, n. 2, p.143-155, dez./2019. Disponível em: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/579. Acesso em: 19 dez. 2022.

Santos, C. C. A.; Ferro, E. F.; Alves, S. L. N G. (2016). Motivação no Trabalho Versus Colaboradores Terceirizados. RACE-Revista de Administração do Cesmac, 2016. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/517. Acesso em: 27 out. 2022

Vergara, S. C. (2005). Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Management in Perspective