Resumo
O presente estudo possui como objetivo compreender como as marcas de moda percebem o consumo da moda agênero no e-commerce e a aceitação do consumidor a este discurso. Para tanto, foi necessário explorar a literatura de sociedade de consumo e a evolução do mercado de moda, bem como aprofundar a compreensão entre moda, gênero e sociedade e contextualizar o mercado eletrônico de moda. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa baseada em onze entrevistas com especialistas de e-commerce em busca de compreender a concepção das marcas sobre o agênero no mercado atual e futuro. Com os resultados, observa-se que os entrevistados visionam o aumento da busca pelo consumo da moda agênero e a importância da adaptação do e-commerce para o discurso agênero. As atuais barreiras e a resistência por parte dos consumidores em relação ao tema sugere a necessidade de outros estudos para que haja domínio desta abordagem nas comunicações institucionais e comerciais, além de medidas de diversidade e inclusão que devem ser realizadas paralelamente à esta mudança de prática.
Referências
AMED, I., BERG, A., BRANTBERG, L., HEDRICH, S., LEON, J., YOUNG, R. (2017). The state of fashion 2017. London. Business of Fashion e McKinsey&Company.
BARNARD, M. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Editora Rocco LTDA, 2003.
BARTHES, R. Inéditos vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Acesso em: 10 jan. 2022.
BARWISE, P. O Futuro interativo. HSM Management, No. 4, Set.-Out. 1997.
BAUDELAIRE, C. (1996 [1863]) Sobre a Modernidade: o pintor da vida moderna. [organizador Teixeira Coelho]. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Ed.). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage, 2000.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BOF Team. (2013). The basics, Part 9- E-commerce. Business of Fashion. https://www.businessoffashion.com/articles/basics/the-basics-part-9-e-commerce. Acesso em: 1 jun. 2022.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevista: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1 (3), p. 68-80,2005. Disponível em:
<https://www.journal.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976>. Acesso em: 7 jun. 2022.
BOURDIEU, P. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, P., 1984. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BRITTO, Á.; FERES, N. A utilização da técnica da entrevista.
BUTLER, J. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. New York: Routledge, 1993.
CALDAS, D. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac, 2006.
CALDAS, D. Universo da moda: curso online. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.
CAMARGO, P. Afinal, o que é moda genderless?. Acesso em: 16/08/2017 Disponível em: https://elle.abril.com.br/moda/afinal-o-que-e-o-genderless/
CARNEIRO, M. Moda e Representação (A)gênero. Universidade Católica Portuguesa, 2016.
CARVALHAL, A. Moda com propósito: Manifesto Pela Grande Virada. 1° ed. São Paulo. Editora Paralela e a divisão da editora Schwarczltda, 2016.
CASADEI, E.; RUFINO, C. Discursividades da moda agênero para homens: performatividades do masculino e a economia moral do consumo no cenário agênero paulistano.
CATEORA, P. R.; GRAHAM, J. L. Administração de Marketing Global. Marketing Internacional, LTC. Rio de Janeiro, p. 295-307 e 373-374, 2009.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac, 2007.
COLOMBO, L. O. R.; FAVOTO, T. B.; CARMO, S. N. A evolução da sociedade de consumo. Akrópólis, Umuarama, v. 16, n. 3, p. 143-149, jul./set. 2008.
CRANE, D. A moda e seu papel a sociedade: Classe, Gênero e Identidade das Roupas. Tradução de COIMBRA, C. 1° ed. São Paulo. Senac, 2006.
DAVIS, M. (2005). More than a name. Lausanne. AVA Publishing.
ENER, G. Vítimas da moda? como criamos, por que a seguimos. São Paulo: Senac, 2005.
FORTY, A. Objetos do desejo. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GANGWANI, N.; GARG, S.; R., JAYANTHY, K. Soluções de Ecommerce para Negócios Sem Limites. 1 ed. São Paulo: Futura, 2000.
GARCIA, C.; MIRANDA, A. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi. . Acesso em: 19 jun. 2022. , 2005
GIGLIO, E. O Comportamento do Consumidor. Ed. Cengage Learning, 2010. GIL,A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2001.
HARRIS, D. L. Nexo: 91fl, Trabalho de Conclusão de Curso: IED – Instituto Europeu di Design, São Paulo, 2017.
HINES, T.; BRUCE, M. (2007). Fashion Marketing. Contemporary issues. Oxford. Elsevier Publishing. Acesso em: 1 jun. 2022.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In D. Jodelet (Ed.) As representações sociais. Paris: PUF, 1989, pp. 31-61. Tradução: Tarso Bonilha Mazzotti. Revisão Técnica: Alda Judith Alves-Mazzotti. UFRJ- Faculdade de Educação, dez. 1993.
KATAWETAWARAKS, C; WANG, C. L. Online shopper behavior: influences of online shopping decision. v. 1, n. 2, p. 66–74, 2011.
KELTNER, B. Harnessing the Internet’s potential. Sales and Marketing Management. NewYork, Feb. 2000.
LI, N.; ZHANG, P. (2002). Consumer on-line Shopping Attitudes and Behavior: An Assessment of research. AMCIS 2002 Proceedings.
LIANG, T.; LAI, H. (2000). Electronic store design and consumer choice: an empirical study. Proceedings of the 33rd Hawaii International Conference on System Sciences.
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
LURIE, A. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1981.
MAFFESOLI, M. (1987) O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
MARTINS, M. MODA E SOCIEDADE: COLEÇÃO DE MODA GENDERLESS. Orientador:
Prof. Me. Diane Johann. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Design) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, [S. l.], 2017.
MENDONÇA, H. G. E-commerce. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 4, n. 2, p. 240- 251, 2016.
MORGADO, J.(2003). Qualidade, inclusão e diferenciação. Lisboa: ISPA.
NETTO, A. Z. Moda sem gênero: um estudo para busca de quebra de estereótipos relacionados às vestimentas. 2016. 171 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Apucarana, 2016.
OLMO, J. L.; GASCÓN, J. F. (2014). Marketing digital en la moda. Madrid. Ediciones Internacionales Universitarias. Acesso em: 20 jun. 2022.
PALOMINO, Érika. A moda. São Paulo: Publifolha, 2002 e 2003.
POLLOCK, G. (2008) Feminismo e Cultura: Perspectivas Teóricas. In: BENNET, Tony; FROW, John (org.) O Manual SAGE de Análise Cultural. Londres, SAGE Publications.
PORTINARI, D. B.; COUTINHO, F. R..; OLIVEIRA, J. M. Moda agênero: uma proposta de moda que desconstrói as fronteiras de gênero?, vol. 11, n. 23, maio 2018. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/715 . Acesso em: 20 dez. 2021.
REDIVO, A. A MODA GENDERLESS NAS PASSARELAS: ESTUDO DE CASO DA GUCCI E C&A. Orientador: Professora Jamile Mendes Martins. 2021. 28 f. Monografia (Tecnologia em Design de Moda) - Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, [S. l.], 2021.
ROCHA, E.; BARROS, C.. Dimensões culturais do marketing: teoria antropológica, etnográfica e comportamento do consumidor. RAE- Revista de Administração de Empresas, vol. 46, n. 4, out-dez 2006. Disponível em: https://rae.fgv.br/node/45526 . Acesso em: 09 jun. 2022.
RUSSEL, E. (2009). The fundamentals of marketing. Lausanne. AVA Publishing.
SALGADO, K. GENDERLESS – UM NOVO CORPO PARA UMA NOVA MODA.
Disponível em: <http://www.audaces.com/br/criacao/falando- decriacao/2015/06/30/genderless-um-novo-corpo-para-uma-nova-moda> Acesso em 23 mar. 2022.
SANT'ANNA, M. R. Teoria da Moda: Sociedade, Imagem e Consumo. Estação das Letras e Cores, São Paulo, ano 2007, p. 203-205, 2007.
SANTOS, J. O que é pós-moderno? São Paulo: Brasiliense, 2004.
SOUZA, G. Espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras. Acesso em: 19 maio 2022., 1993.
WILSON, E. Enfeitada de sonhos. Rio de Janeiro: Editares 70.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Management in Perspective
