Extensão e sociedade: diálogos necessários
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-53428Palavras-chave:
Ensino, Pesquisa, Extensão, Curricularização da extensão, Relação dialógicaResumo
O presente artigo se propõe a fazer uma análise da extensão universitária, suas diferentes definições ao longo da história, seu papel na sociedade e sua importância na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Para tal, estabelecemos as seguintes questões: Quais as concepções de extensão construídas na legislação brasileira? Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contribuem para a inserção da extensão nos currículos da graduação? Para responder a estas questões estabelecemos como objetivos: destacar e valorar a extensão como vetor para o diálogo com os diferentes atores da sociedade; e compreender a extensão como um dos pilares da universidade. O trabalho se insere nos moldes da pesquisa qualitativa, de caráter histórico, focando na análise de artigos e documentos que apresentem os diferentes momentos vividos na extensão universitária. Feita a análise, observa-se que a extensão universitária como política pública teve diferentes definições e sempre apresentou um diálogo próximo com a comunidade e as demandas sociais. Neste contexto, passa a configurar como componente curricular obrigatória, denotando sua importância como vetor de aproximação Universidade-Sociedade, neste aspecto, os ODS podem apresentar possibilidades de trabalho, oportunizando a inserção de questões urgentes e necessárias para toda a sociedade.
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