Práticas extensionistas no desenvolvimento sustentável da comunidade quilombola de Dourados, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Agricultura familiar, Agroecologia, Sustentabilidade.Resumo
Este texto tem como objetivo principal demonstrar ações de extensão desenvolvidas na Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira, localizada na Picadinha (Rodovia Itahum-Dourados/MS). Tais ações estão voltadas ao fortalecimento da produção animal e vegetal, alicerçadas em princípios de sustentabilidade para a melhoria da qualidade alimentar e para o aumento da renda familiar. Outra preocupação constante é valorizar o trabalho de tal comunidade, envolvido por seu modo de vida e hábitos tradicionais. As atividades foram desenvolvidas no período de dezembro de 2009 a março de 2011, seguindo um cronograma proposto que envolveu a horticultura orgânica e a criação de aves caipiras, utilizando-se de recursos materiais como quadro branco, data show e folders para sua execução. Houve participação de 70% dos quilombolas envolvidos. Com o desenvolvimento das ações na comunidade, constatou-se o aumento significativo na qualidade alimentar dos produtores e a ampliação da comercialização do excedente de produção nas feiras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e de Dourados. Detectou-se a importância dos trabalhos por meio da melhoria da produção agrícola e/ou animal local, do aprimoramento dos conhecimentos de produção pelos próprios produtores e do aumento da renda das famílias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-12-2012
Como Citar
REUTER DE OLIVEIRA, E.; PINTO MONÇÃO, F.; MARTINS RAMOS, M. B.; DE ARAÚJO GABRIEL, A. M.; LOMBA FARIAS, M. de F.; VALENZUELA MOURA, L. Práticas extensionistas no desenvolvimento sustentável da comunidade quilombola de Dourados, Mato Grosso do Sul. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21634. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.