PET-Kid: relato de experiência de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Nicolle Arinos Roriz Hassan Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rômulo Botelho Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Joice Barbosa Batista Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Hugo Leonardo Santos de Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Sônia Regina Jurado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20759

Resumo

RESUMO: Este relato de experiência descreve a vivência de um grupo de estudantes de enfermagem diante da realidade das crianças e adolescentes abandonados ou vítimas de maus tratos e violência doméstica, que vivem em abrigo de um município do interior do estado de Mato Grosso do Sul. A experiência evidenciou a necessidade de uma equipe que fornecesse informações sobre saúde, ao mesmo tempo em que oferecesse diversão aos abrigados. Enfatizou-se a relação de afeto e carinho entre os moradores do abrigo e os estudantes que se desenvolveu durante a realização das atividades no local. Concluímos que o desenvolvimento desse projeto de extensão universitária permitiu o estabelecimento de comunicação com a comunidade, o que possibilitou que os conhecimentos adquiridos durante a graduação pudessem ser repassados aos indivíduos institucionalizados de forma dinâmica e descontraída. PALAVRAS-CHAVE: Saúde. Educação infantil. Enfermagem. Pet-kid: report of an experience of university extension project ABSTRACT: This experience report describes the experience of a group of nursing students due to the reality of children and adolescents abandoned or victims of abuse and domestic violence, that live in a city shelter in the state of Mato Grosso do Sul. The experience showed the need for a team to provide information on health, while offering fun for sheltering. Emphasized the relationship of affection between shelter residents and students that has developed during the conduct of activities on site. We conclude that the development of this extension project allowed the establishment of communication with the community, which enabled the knowledge acquired during their studies could be transferred to institutionalized individuals in a dynamic and relaxed way. KEYWORDS: Health. Child education. Nursing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-07-2011

Como Citar

HASSAN, N. A. R.; SILVA, R. B.; BATISTA, J. B.; CARVALHO, H. L. S. de; JURADO, S. R. PET-Kid: relato de experiência de um projeto de extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n12011-20759. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20759. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência