Formação continuada em astronomia com professoras das séries iniciais no município de Canápolis, MG: um caso de parceira colaborativa

Autores

  • Ludmila Bolina Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Adevailton Bernardes dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Milton Antonio Auth Universidade Federal de Uberlândia
  • Débora Coimbra Martins Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20575

Palavras-chave:

formação continuada, astronomia, concepções alternativas

Resumo

O presente trabalho relata resultados de algumas ações de um programa de educação continuada executado no município de Canápolis, MG, cujos conteúdos e metodologias estão voltados a explorar a realidade do professor em comparação aos resultados disponíveis na literatura. Estamos realizando uma pesquisa integrando a universidade e os professores de ensino básico numa parceria colaborativa, oportunizando intercâmbio de conhecimentos. Exposições dialogadas, exibição e discussão de trechos de filmes e de animações e a realização de oficinas interativas constituíram as principais estratégias de abordagem dos temas: sistemas de mundo, calendários, estações do ano, fases da Lua, eclipses, Sistema Solar, entre outros. A investigação realizada nos mostra que vivenciamos um processo de formação dinâmico, uma vez que as atividades desenvolvidas estão permitindo reflexões dos professores sobre as ações e a sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-10-2010

Como Citar

BOLINA COSTA, L.; BERNARDES DOS SANTOS, A.; AUTH, M. A.; COIMBRA MARTINS, D. Formação continuada em astronomia com professoras das séries iniciais no município de Canápolis, MG: um caso de parceira colaborativa. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REE-v9n12010-20575. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20575. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações