A física no Ensino Médio: motivação e cidadania

Autores

  • Adevailton Bernardo Santos Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n12009-20381

Palavras-chave:

Atividades experimentais, motivação, ensino médio.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o efeito que atividades experimentais de física exercem sobre a motivação de estudantes do ensino médio. Este estudo preliminar foi desenvolvido em conjunto com um projeto de extensão, que dentre os objetivos, buscava implementar ações que melhorassem o interesse dos estudantes pela disciplina de física e mostrasse as possibilidades de utilizar as aulas de física como ponto de partida para discussões de cidadania. As análises dos questionários aplicados indicaram que a atividade produziu um diferencial na opinião que os estudantes possuíam da disciplina. A avaliação que se faz do estudo mostra que apesar das críticas, o desenvolvimento de aulas práticas, bem como outras atitudes motivadoras, mesmo que de forma simples e não contínua, interfere positivamente nas opiniões que os estudantes possuem em relação a disciplina.

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Publicado

03-06-2009

Como Citar

SANTOS, A. B. A física no Ensino Médio: motivação e cidadania. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/REE-v8n12009-20381. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20381. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência