As construções com SE na produção escrita de brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira
Um estudo baseado em corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-4Palavras-chave:
Construções-SE, ELE, Gramática Cognitiva, Estudos ComparativosResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a produção de construções com o clítico SE (doravante construções-SE) em língua espanhola por aprendizes brasileiros de Espanhol como língua estrangeira (ELE). Nessa análise, cujo referencial teórico é a Gramática Cognitiva, serão tratadas em especial as construções reflexivas, médias, impessoais e passivas. Após breve introdução teórica, apresentamos nosso corpus de estudo, exibimos e discutimos os resultados do levantamento das construções-SE nesse corpus. Na discussão, comparamos os dados que obtivemos com aqueles observados em outros dois corpora de falantes nativos, um para o Espanhol na variedade peninsular e outro para o Português Brasileiro (doravante PB). Finalmente, com base nessa comparação, fazemos algumas considerações sobre a produção das construções-SE em nosso corpus de estudo e os fatores que possivelmente têm influência nesse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.