Toxicidade de inseticidas piretróides e organofosforados para populações brasileiras de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)

Authors

  • Juliana Cristina dos Santos Mestranda do programa de Pós-Graduação em Entomologia/Universidade Federal de
  • Lêda Rita D'Antonino Faroni Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo de Oliveira Simões Mestrando do programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/Universidade F
  • Marco Aurélio Guerra Pimentel Doutorando do programa de Pós-Graduação em Entomologia/Universidade Federal d
  • Adalberto Hipólito Sousa Doutorando do programa de Pós-Graduação em Entomologia/Universidade Federal d

Keywords:

inseticidas de contato, gorgulho-do-milho, susceptibilidade, Brasil

Abstract

O objetivo do trabalho foi avaliar a toxicidade de inseticidas organofosforados e piretróides comerciais para adultos de 17 populações S. zeamais de diferentes estados brasileiros e determinar os padrões respiratórios e de massa corpórea das populações. Foram utilizados piretróides (deltametrina e bifetrina) e organofosforados (pirimifós-metílico e fenitrotiona) nas dosagens comerciais recomendadas. As pulverizações em grãos de milho foram realizadas utilizando-se uma correia transportadora e bico hidráulico. Posteriormente, amostras de 50 g foram pesadas e colocadas em placas de petri, sendo utilizadas quatro repetições de 15 adultos de S. zeamais para cada tratamento. As placas foram mantidas sob condições constantes de temperatura (25±2 ºC), umidade relativa (70 ± 5% U.R.) e escotofase de 24 horas. Após 24 horas, contabilizou-se o número de insetos vivos e mortos. A taxa respiratória (CO2) e massa corpórea foram mensuradas para cada população. As populações apresentaram variação de resposta para os inseticidas piretróides, com mortalidade de 0 a 100%, e uniformidade de resposta para os inseticidas organofosforados, com mortalidade acima de 98%. Esses resultados podem ser indicadores de resistência aos inseticidas piretróides e de ausência de resistência aos organofosforados. As populações não apresentaram diferença significativa para a taxa respiratória. No entanto, estas apresentaram variação na massa corpórea. Não houve correlação significativa entre a mortalidade × taxa respiratória, mortalidade × massa corpórea e taxa respiratória × massa corpórea, indicando que a toxicidade dos inseticidas não foi influenciada pelo estado fisiológico das populações.

Author Biographies

  • Juliana Cristina dos Santos, Mestranda do programa de Pós-Graduação em Entomologia/Universidade Federal de
    Juliana Cristina dos Santos possui graduacao em Ciencias Biologicas, modalidade licenciatura plena e bacharel pela Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Entomologia da Universidade Federal de Vicosa (UFV). Tem experiência na área de Biologia e Agronomia, com ênfase em Controle Biológico, controle químico e manejo integrado de pragas de culturas, aviário e grãos armazenados.
  • Lêda Rita D'Antonino Faroni, Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa
    Lêda Rita Dantonino Faroni possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Viçosa (1974), mestrado em Engenharia Agrícola - Departamento de Engenharia Agrícola (1983) e doutorado em Agronomia - Universidad Politécnica de Valencia, Espanha (1992). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de grãos e subprodutos armazenados, armazenamento de grãos com atmosfera modificada, alternativas para o controle de insetos-praga de grãos armazenados e levantamento, magnitude e mecanismos bioquímicos envolvidos na evolução da resistência.
  • Rodrigo de Oliveira Simões, Mestrando do programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/Universidade F
    Rodrigo de Oliveira Simões, mestrando em Engenharia Agrícola/UFV. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos e na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Pré-processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas.
  • Marco Aurélio Guerra Pimentel, Doutorando do programa de Pós-Graduação em Entomologia/Universidade Federal d
    Marco Aurélio Guerra Pimentel possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é estudante de Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Entomologia Agrícola e Pré-processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência a Inseticidas, Manejo Integrado de Pragas de Produtos Armazenados, Controle Químico, Controle Físico, Controle Biológico, Biologia de Insetos-Praga de Produtos Armazenados, Toxicologia de Inseticidas, Tecnologia de Aplicação de Inseticidas, Fumigação, Métodos Alternativos de Controle, Armazenamento de Grãos, Qualidade e Secagem de Produtos Armazenados.
  • Adalberto Hipólito Sousa, Doutorando do programa de Pós-Graduação em Entomologia/Universidade Federal d
    Adalberto Hipólito Sousa possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-

Published

2009-12-16

Issue

Section

Agricultural Sciences

How to Cite

Toxicidade de inseticidas piretróides e organofosforados para populações brasileiras de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae) . Bioscience Journal [online], 2009. [online], vol. 25, no. 6. [Accessed7 April 2025]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7014.