Espontaneidade e reflexão: o Dao da somaestética
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52031Palavras-chave:
somaestética, filosofia chinesa, corpoResumo
Neste artigo, Richard Shusterman discute a controvertida relação entre espontaneidade e atenção somática reflexiva na filosofia contemporânea. Ele aborda o tema em autores clássicos do confucionismo e do taoísmo para apresentar espontaneidade e reflexão como dimensões mais complementares do que contraditórias entre si.
Downloads
Referências
CHUANG TZU. The complete works of Chuang Tzu. New York: Columbia University Press, 1968.
CONFÚCIO. The analects of Confucius. New York: Ballantine Books, 1998.
DEWEY, John. The middle works. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1982.
JAMES, William. Talks to teachers on psychology: and to students on some of life’s ideals. New York: Dover, 1962.
JAMES, William. The principles of psychology. Cambridge: Harvard University Press, 1983.
JULLIEN, François. Processo ou criação: uma introdução ao pensamento dos letrados chineses. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.
KANT, Immanuel. Reflexionen zur kritischen Philosophie. Ed. Benno Erdmann. Stuttgart: Frommann-Holzboog, 1992.
LIEH TZU. The book of Lieh-tzu. New York: Columbia University Press, 1990.
MENCIUS. Mencius (II: A.2). London: Penguin, 1970.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenology of perception. London: Routledge, 1962.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signs. Evanston: Northwestern University Press, 1964.
PLESSNER, Helmut. Die Stufen des Organischen und der Mensch: einleitung in die philosophische Anthropologie. Berlin and Leipzig: De Gruyter, 1928.
SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pragmatismo e a estetização da vida. São Paulo: Editora 34, 1998.
SHUSTERMAN, Richard. Multiculturalism and the art of living. In: Performing live: aesthetic alternatives for the ends of art. Ithaca-London: Cornell University Press, 2000.
XUNZI. On self-cultivation. Xunzi. Stanford: Stanford University Press, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.