História(s) redesenhada(s): visualizando analogias entre hoje e o passado – periferias urbanas, resistência negra e vozes femininas na obra de Marcelo D’Salete
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52029Palavras-chave:
Marcelo D’Salete, periferia urbana, PalmaresResumo
Em suas HQs, o artista e professor de artes visuais paulistano Marcelo D’Salete tematiza a história afro-brasileira e as condições de vida de jovens afro-brasileiros no presente, traçando analogias entre hoje e o passado com seus livros Noite luz (2008), Encruzilhada (2011), Cumbe (2014) e Angola Janga (2017). Neste artigo, pretende-se mostrar como o autor consegue (re) desenhar um retrato entre ficção e realidade, tanto da periferia urbana como da história de Palmares, criando, assim, uma “continuidade invertida” entre suas primeiras obras, que documentam a vida dos seus protagonistas nas ruas de São Paulo, e as duas mais recentes, em que identifica a raiz da desigualdade social hoje na história mal digerida da escravatura no Brasil. Em um terceiro passo, ainda se tematizará o papel das vozes femininas que também não são esquecidas por D’Salete.
Downloads
Referências
CATALÁ CARRASCO, Jorge e DRINOT, Paulo e SCORER, James (orgs.). Comics and memory in Latin America. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2017, e CARRILLO ZEITER, Katja e MÜLLER, Christoph (orgs.). Historias e historietas: representaciones de la historia en el cómic latino-americano actual. Frankfurt am Main: Vervuert, 2018.
D’SALETE, Marcelo. Cumbe. São Paulo: Veneta, 2014.
FERRÉZ. Terrorismo literário. In: FERRÉZ (org.). Literatura marginal: talentos de escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
HAPKE, Ingrid. Konfliktfelder: Die ‘literatura marginal/periférica’ und ihr ‘literarischer Terrorismus’. In: KLENGEL, Susanne (org.). Novas vozes: zur brasilianischen Literatur im 21. Jahrhundert. Frankfurt am Main/Madrid: Vervuert/Iberoamericana, 2013.
MOURA, Pedro. Encruzilhada. Marcelo D’Salete (Barba Negra). Ler BD, 5 set. 2018.
RINKE, Stefan e SCHULZE, Frederik. Kleine Geschichte Brasiliens. München: C.H. Beck, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.