Os Infernos na ‘Divina Comédia e nos afrescos da capela Scrovegni:
contatos entre Dante Alighieri e Giotto di Bondone no século XIV
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-v3n2-2021-58753Palavras-chave:
Dante Alighieri, Giotto di Bondone, Divina Comédia, Capela ScrovegniResumo
O presente artigo visa demonstrar todo o impacto que a obra “Divina Comédia” escrita pelo autor Dante Alighieri exerceu nas produções pictóricas no século XIV na Itália. Em específico, será abordada a pintura realizada pelo pintor Giotto di Bondone na capela Scrovegni em Pádua. Para atingir tamanho objetivo, serão comparados os versos dessa história com as imagens, principalmente na parte do afresco sobre o tema do Juízo Final, em que o Inferno e os personagens presentes nesse espaço se assemelham com a descrição do autor. Sendo assim, apresentaremos um panorama dessas relações estreitas entre esses segmentos artísticos que transmitiram uma perspectiva da cultura e das mentalidades no período medieval.
Downloads
Referências
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tradução de Eugênio Vinci de Moraes. Porto Alegre: L&PM Editores, 2016.
BUENO, Cintia Maria Falkenbach Rosa. Seguindo a estrela: Mateus e o Apócrifo de Pedro na Epyphania de Giotto em Pádua. ANPUH, XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0507.pdf Acesso em: 02 de jan 2018.
CARRÀ, Carlo. La cappella degli Scrovegni. Milão: Edizioni d’Arte Amilcare Pizzi, 1949.
CATTOLICO, Mariapia. Arte, fede, storia: guida alla Firenze cristana. Firenze: Scala Instituto Fotografico Editoriale, 1999.
CECCHI, Matteo. Giotto. Roma: ATS Italia Editrice, 2011.
CORSUCCI, Sergio e FRATI, Marco. Con gli occhi di Dante: lughi e persone di Firenze e della Toscana tratti dalla Divina Commedia. Florença: Topografia Moderna, 2010.
HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. Tradução de Francis Petra Janssen. São Paulo: Cosac Naify, 2010, cit p.446.
LE GOFF, Jacques. A bolsa e a vida. Tradução de Rogério Silveira Muoio. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
MALERBA, Simões Letícia. UT Pictura Poesis: Dante Alighieri, Sandro Botticcelli e as figurações do diabo. 85 f. Monografia em História, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2019.
MELO, P. Thatiane. O Pintor e a Cidade: Giotto e Florença no Trecento. 118 f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em História Social, Universidade federal Fluminense, Niterói, 2017.
MENEZES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista brasileira de história, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.
NUNES, Meire Aparecida Lóde, OLIVEIRA, Terezinha. Os vícios e as virtudes na capella degli Scrovegni: uma aproximação das questões filosóficas presentes no século XIII. Porto: Cemoroc, Universidade do Porto, 2016, p. 79-91. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand42/6%20Meire%20Aparecida%20Lode%20Nunes%20Terezinha%20Oliveira.pdf Acesso em: 02 de out. 2017.
QUÍRICO, Tamara. Inferno e Paradiso: As representações do Juízo Final na pintura toscana do século XIV. São Paulo: Editora Unicamp, 2014.
_________________Para além da religião? Justiça de Deus, justiça do homem e as representações visuais do Juízo Final. Antíteses, v. 9, n. 17, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/1933/193346401006/ Acesso em: 04 de jan 2018.
ROTARU, Maria Cristina, BARBULESCU, Ana Gabriela. The Great Gallery of painters: Comenius Multilateral Project. Art and Science: The Best Ambassadors of the National Values within Europe. Editura Sfântul Ierarh Nicolae, 2013.
SAPEGNO, Natalino. Compendio di storia della letteratura italiana per le scuole medie superiori. Dalle origini alla fine del Quattrocento. Firenze: La Nuova Italia, 1963, Vol. 1.
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Tradução de José Rivair Macedo. São Paulo: EDUSC, 2007.
YATES, Frances Amelia. A arte da memória. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.