O imaginário do amor e da guerra em Mariana Pineda de García Lorca

Autores

  • Sueli Maria de Regino Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/TES-v1n2-2019-48445

Palavras-chave:

García Lorca, Mariana Pineda, Gilbert Durand, Imaginário do segredo

Resumo

Os anos que antecederam a estreia da obra Mariana Pineda, de García Lorca, em Barcelona, se caracterizaram, em toda Espanha, por tempos de grande agitação social. A ditadura do General Primo de Rivera, ao reprimir brutalmente os protestos contra o governo e estabelecer rigorosa censura aos textos teatrais e publicações em geral, motivou manifestações populares contra o rei Alfonso XIII. Mariana de Pineda tinha vinte e seis anos quando, em maio de 1831, foi executada, acusada de adesão ao movimento revolucionário e de manter contato com anarquistas expatriados em Gibraltar. Em seu poder foi encontrada uma bandeira com um triângulo verde, circundado por três palavras bordadas em vermelho: Liberdade, Igualdade, Lei. Este trabalho investiga, por meio da hermenêutica simbólica proposta por Gilbert Durand, a obra Mariana Pineda, de García Lorca, buscando, nas constelações de imagens que se formam em torno dos grandes eixos propostos por Durand, a dinâmica simbólica das imagens do amor e da guerra, presentes nessa obra.

 

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Biografia do Autor

Sueli Maria de Regino, Universidade Federal de Goiás

Professora de Literatura do Curso de Letras Libras Faculdade de Letras UFG

Referências

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Publicado

2019-07-09

Como Citar

DE REGINO, S. M. O imaginário do amor e da guerra em Mariana Pineda de García Lorca. Téssera, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 59–71, 2019. DOI: 10.14393/TES-v1n2-2019-48445. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/48445. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos