Consciência Negra e Decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68231.514-536

Palavras-chave:

Dia da Consciência Negra, Decolonialidade, Educação

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o Dia da Consciência Negra emoldurada no conhecimento da decolonialidade. Aborda seu incurso sócio-histórico-legislativo no Brasil, a partir de algumas contribuições acerca das tentativas de fortalecimento das lutas de libertação do povo negro com as normas jurídicas que regulamentaram a proibição do tráfico e as práticas abolicionistas, em diálogo com aquelas que instituíram o Dia da Consciência Negra. Utiliza o estudo bibliográfico e documental para análise decolonial (GROSFOGUEL, 2010), tendo como resultado a necessidade de revisão das praxiologias educacionais que estão voltadas para as diversidades, a exemplo das experiências relacionadas ao Dia da Consciência Negra, no contexto brasileiro, considerando a Lei nº 10.639/2003.

Biografia do Autor

  • Lígia Maria Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

    Professora - Secretaria Municipal de Educação de Santa Quitéria. Mestranda em Educação - UFMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí.

  • Marcia Cristina Sá Netto Costa, Universidade Federal do Maranhão

    Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sao Luis-MA. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Fundamentos e Metodologias do Ensino de História na Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (GRUPEHEB/UFMA).

  • Israel de Jesus Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

    Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação( PPGE/UFMA). Graduando em Direito ( IESF). Membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente da Universidade Federal do Maranhão.

  • Raimunda Nonata da Silva Machado, Universidade Federal do Maranhão

    Professora doutora do Curso de Pedagogia/Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Afrocentrada (MafroEduc Olùkọ́/CCSO/UFMA) e do Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero (NEPERGE/CCSO/UFMA). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe/UFMA) e do Núcleo de estudos e Pesquisa Gênero, Educação e Afrodescendência (RODA GRIÔ/GEAfro/UFPI).

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Consciência Negra e Decolonialidade. (2023). Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 514-536. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68231.514-536