Cooperação entre o judiciário polonês e alemão durante o julgamento da ocupação de Auschwitz em Frankfurt 1963-1965 como exemplo e esperança de melhoria entre as relações germano-polonesas em 2018
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n2a2021-60550Palavras-chave:
Julgamento de Frankfurt, Cooperação regional, Alemanha, Polônia, Pós-GuerraResumo
Apesar do fato óbvio de que o assunto não está diretamente relacionado ao ano específico de 1968 e à justiça de transição, pode-se dizer que o tema da cooperação entre a Alemanha e a Polônia após 1945 é uma das questões mais essenciais e importantes na perspectiva de 2018 e dos próximos anos. Isso porque a troca de documentos, relatos de testemunhas e lembranças, reuniões realizadas e discussões realizadas durante o 'Julgamento de Frankfurt' é um exemplo perfeito de cooperação regional entre dois países completamente diferentes e também como um exemplo de cooperação entre países vizinhos, apesar de muitas diferenças que são facilmente perceptíveis. Nesta palestra, mostra-se como o sistema judicial tentou aplicar várias regras para levar os criminosos de guerra à justiça. Após o fim da Segunda Guerra Mundial em 8 de Maio de 1945, a derrota da Alemanha, a ocupação, a divisão em zonas de ocupação em que as quatro potências vitoriosas detinham o poder supremo, levou 20 anos até que o “turning point" da memória começasse na República Federativa da Alemanha, impulsionada principalmente pela geração do pós-guerra. Nessa fala, tenta-se provar que, dadas as diferenças e os problemas com os quais a Polônia e a Alemanha se defrontam ainda hoje, a consolidação da cooperação regional e a capacidade de resolver problemas antes que a crise se torne grave é o trabalho mais crucial do presente governo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.