Direito do Trabalho da mulher advogada

a questão da igualdade jurídica ante a desigualdade fática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.54324.304-332

Palavras-chave:

Trabalho da mulher, Discriminação, Direitos fundamentais, Igualdade material

Resumo

O desequilíbrio entre a efetividade da norma jurídica e a realidade social, no tocante à desigualdade de gênero nas relações de trabalho, em especial para as mulheres, é um fato histórico e de debate atual. Esse contexto permeia, inclusive, a experiência prática das mulheres advogadas brasileiras, que vivenciam pouca isonomia trabalhista. Visa-se nesta pesquisa, assim, discutir a realidade laboral das mulheres, sobretudo das advogadas, no Estado Democrático de Direito, mediante a concretização da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho e da promoção do bem de todos, combinando com o disposto em outros instrumentos internacionais que incluem essa temática. O objetivo geral desse estudo, então, é investigar a desigualdade fática dessa parte da categoria profissional citada no campo laboral, configurando como objetivos específicos a realização dessa averiguação à luz dos direitos humanos e dos direitos sociais fundamentais positivados no ordenamento jurídico nacional e estrangeiro, bem como tecer reflexões baseadas em dados oficiais sobre esse tema. Optou-se pela pesquisa bibliográfica como método de trabalho, com compilação e revisão de material acerca do assunto proposto. Percebe-se, como resultado parcial dessa análise, que a igualdade de oportunidades no contexto capitalista se relaciona com o acesso ao trabalho ou emprego e pela justa remuneração; sem isto, as condições de sobrevivência digna do indivíduo ficam comprometidas. Destarte, infere-se que a efetivação do direito humano ao trabalho com igualdade material para as mulheres advogadas consiste em um grande desafio no Brasil e requer maior envolvimento da categoria para melhoramento desse quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Ramos de Assis Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

 Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Advogada.

Cláudia Paniago, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)

Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras.

Taciana Ramos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

Ramos de Assis Pereira, A. R., Costa Paniago Pereira, C., & Cecília Ramos, T. (2023). Direito do Trabalho da mulher advogada: a questão da igualdade jurídica ante a desigualdade fática. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 50(2), 304–332. https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.54324.304-332