A Aplicação do Princípio da Insignificância em Matéria Socioeducativa
um Estudo Crítico e Comparativo entre o Paradigma Jurisprudêncial Brasileiro e a Jurisprudência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v47n2a2019-49073Palavras-chave:
Princípio da Insignificância, Ato Inracional, Jurisprudência, Direito da Criança e do Adolescente, Melhor Interesse do Menor, Princípio da insignificância, Ato infracional, Melhor interesseResumo
Este artigo busca analisar o princípio da insignificância e sua aplicação em matéria socioeducativa sob o ponto de vista doutrinário e jurisprudencial. Depois de uma abordagem preliminar desse postulado quanto ao surgimento, natureza, requisitos e sua relação com os princípios de Direito Penal, delinear-se-á o Direito da Criança e do Adolescente e a matéria socioeducativa. O desenvolvimento evolui para a análise do arquétipo jurisprudencial e doutrinário nacional sobre o tema, especialmente sob o enfoque da natureza da medida socioeducativa e do melhor interesse do adolescente. Ao final, problematiza-se de forma comparativa os precedentes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
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