Trajetória do Plano de Carreira da Educação Mineira, no Governo Aécio/Anastasia (2003 - 2014)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v44n1a2016-34118Palavras-chave:
Plano de carreira, Trabalhadores em educação, Governo de Minas GeraisResumo
As teses lançadas nesse artigo são partes constitutivas da minha dissertação de mestrado, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A motivação se deu pela necessidade de conhecer o plano de carreira dos trabalhadores em educação, implementado em Minas Gerais, na gestão Aécio/Anastasia (2003-2014). Nossa análise é desenvolvida de forma cronológica, buscando, desse modo, abarcar os principais fatos históricos ocorridos no processo de elaboração e efetivação das leis 15.293 e 19.837, constituintes do plano de carreira da educação; abordaremos, secundariamente, a Lei Complementar 100/2007 (lei dos "efetivados"), a Lei 11.738 de 2008 (lei do Piso Salarial Profissional Nacional - PSPN) e a Lei 18.975/10 (Lei do Subsídio), normativas que implicaram, de alguma forma, o decurso do plano de carreira dos trabalhadores em educação do estado. Essa análise se insere dentro de uma perspectiva sócio-política crítica, desse modo, acreditamos ter podido demonstrar que a implementação desse plano de carreira representou um retrocesso histórico, em termos de valorização profissional, contrariando, assim, os preceitos constitucionais e, concomitante a isso, em inteira consonância com o processo global de desenvolvimento e "mutação" do capitalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.