O Princípio do Devido Processo Legal no Âmbito da Constituição Brasileira
Palavras-chave:
princípio do devido processo legal, Estado Democrático de Direito, Constituição Federal de 1988Resumo
Aborda-se o princípio do devido processo legal no âmbito da Constituição Federal de 1988, que no direito positivo nacional tornou-se um grande instrumento, nas relações entre Estado e particular, garantidor da submissão do primeiro à prescrição legal; repelirá a onipotência e a arbitrariedade e servirá, não apenas
como garantia processual, mas, também, fornecerá material para os juriscultores, especialmente, no que se refere às liberdades públicas. Ao deslindar a problemática, preocupa-se, substancialmente, em destacar a importância dessa garantia constitucional que serve de proteção ao cidadão e de sustentação da segurança jurídica. Justifica-se a abordagem exatamente em relação à ênfase ao princípio do devido processo legal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.