Universidades Federales Brasileñas con Vacantes para Refugiados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.68232.761-791

Palabras clave:

Refugiados, AJESIR, Aceso à Educación

Resumen

Esta investigación busca determinar qué universidades federales tienen vacantes específicas para refugiados y comprender las especificidades de sus convocatorias públicas. A partir de un contacto inicial con las universidades y una investigación basada en una metodología documental y analítica, se elaboró ​​una lista de universidades brasileñas que ofrecen vacantes para refugiados, así como sus requisitos comunes. Para ello se utilizaron avisos públicos publicados por las propias universidades, así como documentos legales que afirmaban tales acciones afirmativas dentro de los reglamentos internos de estas instituciones, las que practican un edicto más inclusivo para los refugiados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victória Magri Moreira de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Membro da Assessoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco (AJESIR/UFU). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEDPI/CNPq). Foi bolsista FAPEMIG no projeto ― "A solução de controvérsias no Direito Internacional Privado: as novas tecnologias e o acesso transnacional à justiça no estado de Minas Gerais".

Luiza Aparecida Ranuzzi, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Foi membro da Assessoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco (AJESIR/UFU).

Pedro Lucchett Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharelando em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/CNPq) e de Estudos em Direito Internacional Crítico (DICRI/CNPq). Foi pesquisador no Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI-USP) e bolsista de Iniciação Científica FAPEMIG. 

Tatiana Cardoso Squeff, Universidade Federal de Uberlândia

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e professora Adjunta de Direito Internacional da UFU. Professora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSM. Pós-Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de VitóriaFDV. Doutora em Direito Internacional pela UFRGS, com período sanduíche junto à University of Ottawa. Mestre em Direito pela UNISINOS, esta com bolsa CAPES e período sanduíche junto à University of Toronto, com bolsa DFAIT. Membro associada da ASADIP, ILA-Brasil e ABRI. É pesquisadora do NETI/USP. Cocoordena a Assesoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco – AJESIR/UFU.

Thiago Gonçalves Paluma Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU (Período de 2017-atual - DIRTC-PROPP/UFU - Agência Intelecto e Incubadora CIAEM). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Direito Internacional pela "Universidad de Valencia - España". Coordenador da Rede de Pesquisa de Processo Civil Internacional, e Co-coordenador a Assesoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco – AJESIR/UFU. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional - GEPDI/CNPq.

Publicado

2023-07-11

Cómo citar

Magri Moreira de Carvalho, V., Ranuzzi, L. A., Lucchett Silva, P., Cardoso Squeff, T., & Gonçalves Paluma Rocha, T. (2023). Universidades Federales Brasileñas con Vacantes para Refugiados. Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 50(2), 761–791. https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.68232.761-791

Número

Sección

Entrevista, Conferencias, Informes e Amicus Curiae